As cinco maiores vantagens de morar em condomínio

05.Junho.2019

Morar em condomínio anos atrás era sinônimo de status, mas hoje outros fatores são levados em consideração na hora da escolha de um apartamento. É preciso pensar em seus hábitos, rotina, segurança, tipo de vizinhança e muito mais.

Muitas perguntas devem ser respondidas durante o processo de compra de um imóvel, como: o lugar possui pistas para as suas caminhadas matinais? Seu filho poderá brincar com os colegas na área de lazer em segurança? Esses são alguns dos questionamentos que pesam quando o assunto é a compra de um imóvel.

Não é à toa que muitas pessoas estão optando por morar em condomínio. Esse tipo de empreendimento tem a capacidade de suprir várias necessidades de seus moradores, tudo ali, em um só lugar. Se você ainda tem dúvidas sobre isso, vamos mostrar por que esse é o melhor investimento que você pode fazer!

Segurança é essencial

Ter segurança é fundamental para se viver em paz, por isso, esse é um item fundamental para qualquer família. Sabemos que não existe lugar 100% seguro, mas alguns fatores contribuem para que os problemas relacionados sejam minimizados em um condomínio. Um deles é o fato de o empreendimento contar com portaria – que pode ou não ser ocupada por vigilância 24h (tudo vai depender da escolha dos condôminos) –, as cercas, muros altos e monitoramento por câmeras reforçam as condições de segurança.

Há também uma certeza para quem vive em condomínios que contam com porteiros: nenhum estranho baterá em sua porta! Você também se sentirá mais seguro para viajar, sabendo que o seu imóvel não estará completamente sozinho. Você pode deixar os vizinhos de sobreaviso para que fiquem atentos e avisem, caso percebam algum tipo de movimentação suspeita em seu apartamento.

Portaria - Portal das Safiras

Itens que reforçam a segurança em condomínios:
- Portões elétricos;
- Ambiente fechado, cercas elétricas e muros altos;
- Câmeras, alarmes e monitoramento a distância por empresas especializadas;
- Portaria que controla o acesso de pessoas estranhas.

Leia também: Primeiro imóvel: por onde começar

Estrutura: um dos benefícios de morar em condomínio

Usufruir de uma estrutura diferenciada é uma das grandes vantagens de morar em condomínio. Normalmente, os empreendimentos contam com serviço de manutenção e limpeza para cuidar da área de lazer, jardins, garagem e outros. Isso significa que você não precisa se preocupar em marcar na agenda quando foi a última vez que o "rapaz da piscina" veio fazer a limpeza, ou entrar em contato com o jardineiro toda as vezes que a grama começar a ficar “feia”.

Alguns problemas domésticos comuns também podem ser resolvidos com auxílio da administração do condomínio. Um chuveiro queimado, ou um cano vazando por exemplo, seriam problemas que você teria que resolver sozinho, se preocupar em chamar uma pessoa desconhecida para realizar o serviço e talvez pagar preços incompatíveis com a realidade.

Outro fator positivo de morar em condomínio é a comodidade nas entregas das compras efetuadas pela internet ou correspondências importantes. Você não precisará designar alguém para ficar em casa para recebê-las, pois as mercadorias poderão ser entregues na portaria e mantidas em segurança.

Além da comodidade com manutenção, limpeza e entregas em casa, a estrutura de um condomínio pode reservar ainda ótimas surpresas. Tudo vai depender do tipo de empreendimento que você escolher.

Academia - Portal Caminho das Pedras

Muitos condomínios estão trazendo para dentro de seus muros algumas das conveniências do mundo lá fora. Dessa forma, os moradores poupam tempo e se preocupam apenas em desfrutar de de uma rotina diária mais simples e completa com todo o conforto que merecem. Alguns, de padrão PREMIUM, por exemplo, contam com academia integrada, muitos espaços de lazer, quadras e as demais conveniências, como é o caso do Portal Caminhos do Sol, que fica em Itaguaí (RJ).

Área de lazer: a menina dos olhos de quem opta por morar em condomínio

Alguns empreendimentos hoje em dia parecem verdadeiros clubes, oferecem área de lazer completa com piscina, quadra, playground, espaço gourmet, salão de festas e muito mais. O ponto mais importante é que você terá toda essa comodidade a um custo mais baixo, afinal, os custos de manutenção para todas essas áreas são rateados entre os moradores, deixando tudo mais acessível para você e sua família.

Por outro lado, os gastos com clube, academia, aluguel de salão de festas e outros são poupados, o que gera economia no orçamento ao final do mês.

Piscina - Portal Lírios do Campo

Saiba também: Financiamento de imóveis pela Caixa: quatro dicas para conseguir aprovação

Companhia, segurança e liberdade para as crianças

Quando falamos de lazer, logo nos lembramos das crianças! Elas são muito beneficiadas ao morar em condomínio. Normalmente, os empreendimentos oferecem espaços de recreação especiais para a garotada e a segurança dos pequenos também aumenta.

Os pais sentem-se mais tranquilos em deixar os filhos brincarem nas áreas públicas do condomínio. Isso significa mais liberdade para as crianças, com pontos positivos em seu desenvolvimento, e comodidade para os pais, ou seja, mais qualidade de vida para toda a família.

Além disso, casais com apenas um filho (e que não pensam em ter mais) têm a solução perfeita para trabalhar a socialização do pequeno com outras crianças. Os condomínios auxiliam na resolução desse problema ao oferecer ao pequeno a chance de fazer amizade com outras crianças na sua faixa de idade. Eles têm a chance de brincar nos espaços comuns, crescerem juntos e cultivar amizades para a vida inteira.

Playground - Portal Lírios do Campo

Veja também: Por que comprar um apartamento antes de se casar?

Em resumo, morar em condomínio é um verdadeiro convite a um estilo de vida mais agradável e saudável em família. É o ambiente propício para caminhar, levar os filhos para andar de bicicleta, jogar futebol, curtir o parquinho ao ar livre e muito mais.

Espaço para reunir os amigos

Pessoas que preferem organizar pequenas reuniões em casa, para os amigos ou a família, em vez de sair para restaurantes caros ou casas noturnas, são cada vez mais comuns. Nesse sentido, um condomínio com um bom espaço para festas ou churrascos vem a calhar.

Quem mora em apartamento pequeno, fora de um condomínio, não terá o privilégio de receber os convidados em um ambiente agradável, projetado especialmente para que vocês possam tomar um bom vinho e conversar.

Churrasqueira - Portal Topázio Imperial

Leia também: Quatro dicas de decoração inspiradas na geração Y

Essas são apenas algumas vantagens de morar em condomínio. Porém, tudo vai depender das suas necessidades e do que você sonha para o seu futuro!

Já conhece a BRZ Empreendimentos?

Somos uma construtora com dez anos de atuação no mercado, que constrói imóveis acima do padrão de qualidade praticado pelo mercado. Nossos empreendimentos ficam em charmosos condomínios exclusivos, que podem ser financiados pela linha de crédito Minha Casa Minha Vida, e que contam com área de lazer completa. O Portal Recanto das Camélias e o Portal Jardim das Violetas, por exemplo, possuem piscinas, salão de festas com churrasqueira, quadra esportiva, playground e solário para o seu conforto.

Se você ainda tem dúvidas sobre morar em condomínio, converse conosco! Contamos com consultores altamente capacitados para orientar você em todos os aspectos da compra de seu apartamento!

Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.