Como comprar a casa própria? 7 dicas de educação financeira para você conquistar esse sonho

Compartilhar:

17.Fevereiro.2021

A aquisição de um imóvel é o sonho de muita gente. Mas como comprar a casa própria e tirar esse projeto do papel? Vamos mostrar neste post que organizar-se financeiramente é parte fundamental dessa jornada.

Se você tem pensado em como comprar a casa própria, saiba que investir na sua organização financeira é o primeiro passo para alcançar essa meta. Com um pouco de disciplina é possível se preparar financeiramente para realizar os seus projetos, incluindo a conquista da tão sonhada casa própria.

Para ter um futuro sem preocupação financeira e morando no seu próprio imóvel, comece colocando as suas finanças em ordem, assim você aproveitará melhor as chances de fazer seu dinheiro se multiplicar com segurança e praticidade.

Educação financeira é a habilidade de lidar com as finanças de modo que os ganhos possam cobrir todos os gastos, sem comprometer sua qualidade de vida. Mais do que isso, a educação financeira ajudará você a lidar com seu dinheiro sem ser controlado por ele.

Com as suas finanças organizadas, você terá muito mais facilidade de economizar para adquirir o seu imóvel e sair do aluguel. Além disso, você terá também mais oportunidade de negociação na hora de adquirir o seu imóvel.

A seguir, vamos apresentar 7 dicas para você investir na sua educação financeira e se preparar para planejar e concretizar a compra da sua casa própria.

 

 

1. Aprenda a economizar 

Saber economizar pode até parecer uma tarefa simples, mas não é todo mundo que consegue fazer isso da maneira correta. Este é o primeiro passo da educação financeira.

Se você pensa em economizar o que sobrou no fim do mês, já está errado. É que essa ideia não funciona na prática. Ou você conhece alguém, nos dias de hoje, em plena pandemia, que consegue chegar ao final do mês sem estar com o orçamento apertado?

Por isso, o melhor é separar o que você vai poupar assim que o salário cair na sua conta. No começo, pode ser 10% do que você ganha e, com o tempo, você pode aumentar esse percentual de acordo com as suas possibilidades.

Nesta missão de economizar dinheiro e controlar seus gastos, você pode contar com a ajuda de aplicativos de educação financeira.

 

 

2. Respeite o seu dinheiro

Você, como ninguém, sabe como foi difícil ganhar o seu dinheiro. Aprender a respeitar esse valor é a base da educação financeira. A maioria das pessoas está sempre buscando um aumento no salário ou a oportunidade de fazer uma renda extra. O problema é que quase todo mundo se esquece que o dinheiro economizado tem o mesmo valor que o dinheiro extra.

É bem mais simples deixar de gastar do que ganhar mais. Se você fizer as duas coisas melhor ainda. Afinal, se você economizar e fizer uma renda extra vai conseguir comprar o seu imóvel bem antes do que imagina.

 

3. Corte gastos 

Se a conta não fecha, faça cortes, mas tenha cuidado para não eliminar aquilo que realmente será importante na sua vida. Separe as despesas supérfluas das mais essenciais e corte aquilo que não trará impacto para a sua economia. E atenção com o uso do cartão de crédito: ele é um enorme aliado de quem não se planeja financeiramente, uma vez que engana a respeito dos gastos.

 

4. Evite fazer dívidas 

Dívidas são sinônimo de juros altos e, quase sempre, elas acabam virando uma bola de neve e arruinando o seu planejamento e sua organização financeira. Para ficar sem crédito na praça custa pouco. Se você tem alguma dívida, comece agora mesmo a fazer um controle financeiro para ficar livre desses débitos. Analise quanto você pode separar mensalmente para pagar as dívidas, renegocie de acordo com suas condições e tente quitá-las o mais rápido possível.

 

5. Diversifique os investimentos 

Deixar o dinheiro que você suou para economizar parado no cofrinho ou na poupança não é o melhor caminho. Hoje em dia existem outras alternativas seguras e rentáveis para valorizar suas economias.

Engana-se quem pensa que investir de forma inteligente é exclusividade de poucos. Você também pode alcançar o sucesso nos investimentos. Fale com especialistas sobre assuntos do mercado financeiro ou até mesmo com o gerente do seu banco. Com certeza eles vão te ajudar a encontrar maneiras de fazer o seu dinheiro render mais.

 

6. Prepare-se para imprevistos 

É sempre bom estar preparado para imprevistos. E a melhor maneira de fazer isso é criando uma reserva de emergência. Ela deve equivaler ao seu custo de vida por seis meses. Esse dinheiro só pode ser usado para situações que realmente não teriam como ser planejadas como gastos médicos, problemas no carro, entre outros.

 

7. Crie soluções 

Se com todo esse planejamento ainda assim faltar verba, complemente a sua renda com atividades que geram retorno financeiro. Aulas particulares, artesanato e culinária estão entre os exemplos do que você pode fazer para ganhar dinheiro. Use os seus conhecimentos e criatividade para fazer um dinheiro extra.

Neste post você viu que a boa educação financeira é a chave para iniciar o projeto de comprar a casa própria. Comece a aplicar essas 7 dicas de organização financeira na sua vida e muito em breve você vai ter os resultados esperados com o imóvel dos seus sonhos ainda mais perto de você!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Aproveite e acompanhe mais conteúdo como esse pelas nossas mídias sociais: Facebook e Instagram.

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Chat Whatsapp
X

Preencha com o seu nome completo.

Preencha com o seu email de contato.

Preencha com o seu telefone e DDD.