Por que comprar um apartamento antes de se casar?

09.Maio.2019

Essa pergunta pode tirar o sono de muitos jovens em uma relação estável e que estão prontos para mergulhar de vez na vida a dois. À primeira vista, comprar um apartamento pode parecer complicado, pois requer disciplina para assumir as responsabilidades financeiras de um compromisso a longo prazo. 

No entanto, com as diversas linhas de financiamento disponíveis hoje em dia, modalidades de crédito e empreendimentos cada vez mais projetados para quem sonha ter seu “lar, doce lar”, a complicação dá lugar à acessibilidade. Por isso, muitos casais estão investindo no próprio imóvel antes mesmo de oficializar uma união.

É fácil perceber por que a maioria dos jovens que caminham rumo ao altar decidiram comprar um apartamento. As vantagens vão desde o controle maior com os gastos de moradia até a possibilidade de decorar o apartamento aos poucos, antes de dizer o “sim”.

Acima de tudo, comprar um apartamento antes de se casar proporciona uma vida independente, com privacidade para que os recém-casados tomem suas próprias decisões. Esse é o caso de Alex Caldeira (22), soldado do Exército, e Fabrícia Ferreira (21), estudante de Nutrição. O primeiro passo que o casal deu, após firmar o noivado um ano atrás, foi comprar um apartamento.

O casamento só acontece em 2020, mas eles já comemoram o começo da nova vida sem depender de pais ou parentes. “Quando nos casarmos, queremos ter a nossa própria vida, começar tudo novo. Por isso me sinto tranquila em ter o meu próprio apartamento antes de dar um passo tão importante que é o casamento”, afirma a estudante.

Outra grande vantagem de se comprar um apartamento antes do casório é ter um investimento seguro para o futuro, isso porque um imóvel tende a valorizar com o tempo. “Sabemos que comprar um apartamento é um investimento a longo prazo; mas, em nosso ponto de vista, é mais coerente pagar prestações do que será nosso e ficará em nossa família como um bem conquistado do que pagar aluguel todos os meses”, explica Caldeira.

Leia mais: Primeiro imóvel: por onde começar

Sem imprevistos nas contas do casal

Antes de começar uma vida a dois, é preciso colocar no papel todas as despesas atreladas ao casamento: gastos com a cerimônia, festa (se houver), lua de mel, móveis para o apartamento e muito mais. Por isso, pode ser difícil para um jovem casal equilibrar outras contas no orçamento com a compra de um terreno e a construção de um imóvel, por exemplo.

Esse é mais um ponto positivo de se comprar um apartamento. Os valores das prestações são projetados para ficar dentro da renda do casal, com variações calculadas, sem grandes imprevistos.

Possibilidade de comprar um apartamento na planta.

Quem planeja se casar e tem uma boa visão do futuro também pode comprar um apartamento na planta. Essa é uma modalidade que oferece descontos e condições especiais. É possível optar por um empreendimento que já esteja em andamento, e alinhar o tempo previsto para entrega com as necessidades do casal, ou por uma unidade que ainda será construída, diluindo assim os valores da entrada e encargos em prestações mais acessíveis.

Unir as rendas dos noivos

A composição da renda também é um atrativo para jovens noivos ou pessoas que planejam juntar as escovas de dentes. É possível assumir juntos a responsabilidade pelo financiamento, facilitando a liberação do crédito. O casal também pode optar pelo uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como parte do pagamento e facilitar o processo de compra, assim como reduzir o valor das parcelas a serem pagas depois.

Decorar o apartamento antes de se mudar

Comprar um apartamento antes do casamento também dá a opção de ir adequando o imóvel ao gosto do casal. Assim, quando a mudança acontecer, ele já estará pronto para receber a nova família e suprir as suas necessidades com o conforto desejado.

Veja também: Tendências para decorar sua casa em 2019

Contar com o Minha casa, Minha Vida e subsídios

Grande parte dos jovens que planejam se casar ainda não alcançaram o ápice de suas carreiras, portanto, equilibram suas necessidades com um orçamento limitado e rendas baixas. Diante disso, o Minha Casa, Minha Vida representa uma oportunidade de comprar um apartamento com crédito facilitado e juros mais baixos, em relação a outros tipos de financiamentos.

Isso porque o programa da Caixa oferece facilidades de pagamento para pessoas com rendas baixas, de acordo com os limites estabelecidos dentro de cada linha do programa. Há também os subsídios que são entregues de acordo com a renda dos compradores e podem facilitar bastante a conquista do imóvel. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Leia também: Financiamento de imóveis pela Caixa: 4 dicas para conseguir aprovação

Comprar um apartamento com qualidade acima do padrão de mercado

Mesmo que a renda do casal somada não seja alta, é possível comprar um apartamento financiado pelo Minha Casa, Minha Vida que atenda às expectativas de qualidade dos recém-casados. A BRZ Empreendimentos, por exemplo, oferece diversas opções de empreendimentos com unidades financiadas pelo programa e que estão bem acima do padrão de qualidade do mercado em geral. O Portal Recanto das Camélias é um deles: um charmoso condomínio exclusivo que conta com suítes em 100% dos apartamentos, elevadores e área de lazer completa.

Consegue perceber como é vantajoso comprar um apartamento antes de oficializar a união? Comece hoje mesmo o seu planejamento e faça esse excelente investimento antes do casório!

Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.