Crianças de férias em apartamento? Três dicas criativas para entreter a garotada!

10.Julho.2019

Para pais com crianças de férias em apartamento, o mês de julho traz consigo um certo desafio criativo. Além de equilibrar o tempo entre a jornada de trabalho, pois muitas vezes os pais não estão de férias, como os pequenos, há ainda a necessidade de tirar a garotada da frente das telas e dos videogames para viver um pouco da infância “lá fora”. 

Foto: Entrega do Portal Vale das Rosas

Se por acaso você é um desses pais desafiados, saiba que existem inúmeras atividades para planejar com seus filhos durante o período. Para estimular a criatividade e ajudar na sua missão, separamos algumas dicas de brincadeiras para fazer com as crianças de férias. Olha só!

1 - Brincadeiras ao ar livre 

Já está mais do que provado que as crianças precisam jogar bola, andar de bicicleta, nadar e ter contato com a natureza. Essas atividades estimulam inúmeras habilidades físicas, psicológicas e sociais nos pequenos. Além disso, eles gastam energia e ficam até mais calmos para viver momentos agradáveis em família.

Se você mora em um condomínio, há também a grande vantagem de reunir vários dos colegas dos seus filhos bem ali, no playground.

Leia também: Benefícios de morar em condomínios com área de lazer completa.

Crianças de férias em apartamento

Perspectiva do espaço gourmet do Portal Caminhos do Sol

Pensando nisso, veja o que você pode inventar com as crianças de férias em apartamento durante o recesso escolar:

- Utilizar o espaço gourmet, se vocês moram em um condomínio, para inventar novas receitas e convidar as crianças a participarem. Vocês podem fazer as suas comidas favoritas e depois organizar tudo juntos também. As crianças de férias se divertem e você tem um tempo de qualidade com seus filhos.

- Que tal planejar um piquenique? Não precisa ir longe para isso. Pode ser em uma praça da cidade, um parque bonito ou ali mesmo, na área de convivência do seu prédio. Separe a toalha vermelha, os bolinhos de chuva e está pronta a diversão!

2 - Estimule a socialização entre os pequenos

As brincadeiras que envolvem outras crianças podem ser bem interessantes para estimular a socialização entre os pequenos. Por isso, reúna os amiguinhos dos seus filhos que estão na vizinhança, do condomínio ou até mesmo da escola. Isso mesmo: permita que seu filhos chame os coleguinhas da escola para o seu apartamento um dia, pois eles sentem saudades uns dos outros.

Os benefícios das atividades em grupo são inúmeros, além de manter as crianças de férias ativas e bem felizes. Veja quais atividades você pode organizar:

- Um show de talentos com a garotada da vizinhança. Vale organizar teatrinhos, concurso de dança, canto e muito mais! Juntar as crianças pode parecer um desafio, mas quando elas entrarem no clima não vão querer mais parar de mostrar os talentos!

- Uma gincana valendo prendas. Podem ser prendas simples, garimpadas em seu apartamento mesmo. O que vale é a diversão.

- Relembre brincadeiras da sua infância e aproveite para ensiná-las às crianças de férias. Incentive algumas dessas atividades como esconde-esconde, pula-elástico, rouba-bandeira, pega-pega, "queimada", amarelinha, batata quente, telefone sem fio, pular corda, caça ao tesouro, estátua, cabo de guerra, passa-anel, morto vivo, dança da cadeira, brincadeiras de roda e muito mais!

- Oficina de pintura, de mímica e de bonecos de massinha.

- Oficina de artes no apartamento. Separe materiais para os pequenos criarem seus próprios acessórios, ou pipas, brinquedos com itens recicláveis, bonecos, carrinhos etc.

- Promova uma sessão de cinema no apartamento com quatro coleguinhas. Escolha um bom filme, estoure a pipoca e pronto, a diversão está formada!

Além de todos os benefícios relacionados à socialização dos pequenos, reunir várias crianças de férias também pode ser uma alternativa criativa para lidar com a rotina diferente desse período.

Como alguns pais continuam a trabalhar durante o recesso escolar, podem combinar um “revezamento” de atividades com os vizinhos ou amigos mais próximos nos quais confiam.

Veja também: As cinco maiores vantagens de morar em condomínio.

Assim, as crianças de férias não ficam presas no apartamento, sem diversão e lazer, e você pode realizar suas atividades com mais tranquilidade.

Crianças de férias em apartamento portal recanto das camelias

Perspectiva do playground do Portal Recanto das Camélias

3 - Estimule o raciocínio da garotada

- Com esse objetivo, opte por jogos de tabuleiro, nos quais as crianças precisam tomar decisões estratégicas.

- Os quebra-cabeças também são bons estímulos ao desenvolvimento infantil, principalmente em crianças na faixa dos 3 ou 4 anos.

- Livros lúdicos também estimulam a criatividade, então que tal montar uma oficina de contação de histórias, com muita interatividade e diversão?

Veja ainda: Cinco dicas para deixar o apartamento aconchegante neste inverno.

Viu como é simples entreter as crianças de férias? Os pequenos se empolgam facilmente e são capazes de se divertir até mesmo com as brincadeiras mais simples. Basta um pouquinho de criatividade, planejamento e pronto: “está montado o circo!”

Já conhece a BRZ?

Somos uma construtora que atua há mais de dez anos no mercado de habitação. Projetamos dezenas de empreendimentos em três estados do Brasil. São condomínios no padrão PREMIUM, seguros e com área de lazer completa para deixar a diversão do seu filhos ainda mais completa durante as férias escolares. Conheça os nossos empreendimentos!

Quer saber mais? Converse com um dos consultores BRZ no chat online e peça detalhes!

Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.