Papéis, texturas, tintas e criatividade: como decorar paredes

29.Novembro.2019

Quer dar um toque especial à sua casa? Uma maneira fácil de conseguir isso é fazendo alterações numa das partes mais importantes, as paredes. 

A parede é um dos locais mais versáteis para se decorar. Ela pode receber quadros, fotografias, papéis de parede, texturas, tintas e revestimentos. Existem opções para todos os bolsos e gostos, basta escolher o que melhor combina com você.

Pensando nisso, preparamos algumas ideias para você pôr a mão na massa e dar aquela repaginada no seu apartamento.

Foto: decorado do Portal Jardim das Bromélias

 

Papéis de parede

Essa é uma das formas mais convencionais de se decorar paredes. Existem papéis de parede de diversos tipos e modelos: lisos, estampados, cores neutras, cores alegres, estilo retrô, com estampas abstratas e até com texturas. 

Sua aplicação não apresenta complicações e o ambiente não precisa ficar sujo e bagunçado enquanto é decorado. 

Hoje, há diversas opções, com imagens fantásticas, muito melhores em qualidade e realismo.

Foto mostrando decorado da BRZ; quarto com papel de parede de nuvens 

Foto: decorado do Portal Topázio Imperial

 

Pastilhas

As pastilhas são um material que vem caindo novamente no gosto das pessoas. As paredes decoradas com pastilhas permitem que você use e abuse de sua criatividade para combiná-las. 

São uma ótima forma de complementar a cozinha ou o banheiro. A diversidade de materiais que você encontra no mercado é bem extensa, vindo em várias formas, cores, tons e proporções, além das estampas. 

 

Tintas

Mudar a cor das paredes dá um toque novo ao lugar e é muito fácil de ser feito. Só tenha cuidado para escolher as cores adequadas.

Existem tintas especiais feitas com pigmentos naturais com cores suaves para dar amplitude ao seu apartamento sem perder nada de luz e também tons fortes para criar um ambiente com personalidade. 

A pintura também pode ser feita com tinta lousa, virando um mural para você escrever com giz letras de músicas, poesias, frases marcantes e até desenhos. 

 

Cerâmica

A cerâmica natural tem um aspecto único e pode aparecer em decorações mais rústicas. 

Se você busca um estilo vintage, invista neste material na forma de tijolinhos. Seu formato básico tem um charme todo especial. 

São ótimas para sala, cozinha e quarto.

 

Cimentícios

É uma excelente escolha para você que busca modernidade nas paredes decoradas. Esse revestimento é produzido com o uso de concreto. Altamente durável, ele também é muito resistente e não retém quase nada do calor. 

Seu baixo custo é uma grande vantagem e sua aplicação é bastante prática. 

 

Vinil decorativo

O vinil entrou definitivamente em todas as tendências atuais de decoração. Cada vez surgem mais desenhos originais para nos ajudar a personalizar nossas paredes. 

Podemos usá-los em qualquer parede: corredor, sala, banheiro, cozinha e até sobre móveis, portas ou janelas. 

Usar adesivos de vinil é uma das maneiras mais rápidas e baratas para a decoração de interiores. Lojas online oferecem inúmeras opções de estampa, para todos os gostos e orçamentos.

 

Fotos

A decoração de paredes com fotos fica superdivertida e é muito fácil de fazer. Além de bonita, conta a história da família e deixa o ambiente mais cativante. 

Você pode utilizar barbante e fazer um varal de fotos ou mesmo pregá-las na parede em formato de figuras como um coração, por exemplo. 

Geralmente, as fotos são usadas para decoração da parede do quarto, mas elas também podem ser usadas para decorar outros cômodos da casa. 

Paredes decoradas com varal de fotos e alguns vasinhos de plantas ficam muito charmosas. Procure padronizar as molduras e não carregue muito os ambientes com elas.

 

Quadros

Os quadros são clássicos itens de decoração de parede e conseguem transmitir muita personalidade. 

A única dificuldade de utilizar os quadros na decoração de parede é definir exatamente a altura e o local onde eles serão posicionados.

As molduras também podem fazer uma grande diferença. Alguns modelos possuem molduras mais suntuosas, outros têm molduras bem minimalistas. 

Para escolher quais as melhores ideias, basta saber qual o estilo de decoração você quer seguir.

 Quarto com quadros

Quarto com quadros

Fotos: decorado do Portal Recanto das Hortênsias

 

Pratos

Quem disse que o único lugar dos pratos é na cozinha? Uma das ideias mais antigas para decorar paredes é utilizando pratos. 

Você pode combiná-los de acordo com o estilo, a cor ou o formato. É possível ainda pintá-los com tinta acrílica sobre vidro ou cerâmica.

Além disso, eles podem ser encontrados no mercado com estampas coloridas, lisos, quadrados, redondos. É possível mesclar tamanhos, cores e modelos dos pratos para decoração da parede do seu apartamento.

 

Pisca-Pisca

Paredes decoradas com pisca-pisca deixam o ambiente mais aconchegante e bem diferente. Nas paredes dos quartos, eles sempre caem bem e podem até ser transformados em uma linda cabeceira. 

Além disso, em épocas festivas a decoração da parede com pisca-pisca é garantida.

 

Tecidos

A decoração de parede com tecido também é bastante utilizada. O tecido com intenção de decoração garante um estilo mais alegre e charmoso para o ambiente. 

Como os tecidos podem ser encontrados em diversas cores, estampas e texturas, é fácil utilizá-los para criar vários estilos de ambientes. 

 

Vasos de plantas

Arranjos de plantas são boas opções de decoração para parede. Para dar vida às suas paredes, flores, palets e caixas de madeira podem ser úteis, assim como vasos e jarros. 

Praticamente todos os ambientes podem receber vasos de plantas, sendo que, para quartos, o indicado são vasos e plantas pequenos. 

Para banheiros use vasos e plantas grandes. 

Para cozinhas, salas e salas de jantar, vasos grandes com arranjos florais são a melhor opção. 

Um jardim vertical é uma solução original e estilosa, além de trazer benefícios para a saúde.

 

Estantes

Uma estante decorativa cumpre ao mesmo tempo duas funções: estética e prática. 

Utilizar estantes com estilos incomuns dá um charme todo especial ao ambiente, além de ser uma boa solução para quem não tem tempo sobrando nem quer fazer mudanças drásticas.

 

Sala de jantar com estantes decorativas

Foto: decorado do Portal Caminhos do Sol

 

Papel e cartões-postais

Outra ideia para decorar a parede que está super em alta é investir em flores de papel. Elas dão um ar romântico e delicado e são fáceis de fazer, lindas e baratas. 

Você pode passar algum tempo cortando borboletas de papel, mas o resultado vale a pena. Outras aplicações são origamis ou enfeites volumosos. Sua imaginação é o limite.

Uma ideia diferente é, por exemplo, colagem com postais - aqueles que apenas acumulam poeira na sua casa. Sustentável e supercharmoso!

 

Rolhas

As rolhas são um ótimo material para qualquer trabalho criativo e vão dar um toque especial na decoração da parede. 

Para juntar a quantidade necessária de matéria-prima, você nem precisa beber todas as garrafas, pois é possível conseguir rolhas em qualquer adega!

 

Viu como é fácil e prático deixar a decoração de um ambiente mais interessante apenas decorando as paredes?Além de utilizar cores, tecidos e papéis de parede estampados, você aproveita o espaço vazio para exibir itens que falem um pouco sobre a história e os gostos de quem vive na casa. 

Imagine como será gostoso morar e receber quem você gosta em um BRZ que tem a sua cara. 

Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.