Dicas para transformar o segundo quarto em um ambiente funcional

03.Julho.2019

Transformar o segundo quarto em um ambiente funcional e aproveitável, cabendo tudo o que é necessário para quem vai usufruir do local, é algo possível e vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura e decoração.

Nos dias atuais, praticamente todas as pessoas têm em casa um quarto que pode ser mais bem aproveitado. Se você está procurando por essa solução, opções não faltam para agregar mais valor ao seu apartamento.

Foto: decorado do Portal Recanto das Hortênsias

O segundo quarto pode ser sala de TV, sala de estudos, home office ou biblioteca. O segredo é saber organizar o ambiente para que o cômodo fique confortável quando usado de outras formas. Para o espaço se tornar realmente multiuso, sofás-camas, estantes e armários embutidos são sempre uma boa opção. Confira as dicas!

Planejamento é fundamental

Antes de iniciar a nova decoração, é importante fazer um bom planejamento, lembrando que é importante seguir o estilo da casa toda.

Tire as medidas do espaço para evitar a compra de peças maiores do que permite o ambiente ou que limitem a circulação. Tenha em mente a disposição das peças de forma a aproveitar todo o ambiente funcional.

Leia também: Quatro dicas de decoração inspiradas na geração Y.

As cores certas

Dicas para transformar o segundo quarto em um ambiente funcional - Portal Vila das Orquídeas

Foto: decorado do Portal Vila das Orquídeas

A escolha das cores é um passo importante. Cores claras, tais como branco, bege e cinza claro, dão a sensação de que o ambiente é maior. Mas usar e abusar da criatividade e brincar com as cores em pontos específicos é uma ótima estratégia para dar vida ao ambiente. E isso vale tanto para as paredes quanto para os móveis.

Para não errar, uma dica é escolher móveis em tons claros e completar a decoração com objetos em cores mais fortes, deixando o ambiente leve e aconchegante.

Iluminação também é decoração

Fique ligado: a iluminação faz parte da decoração do ambiente funcional. Por serem muitas vezes locais de estudo e de leitura, a funcionalidade desse novo espaço também passa pelo acerto na escolha das luzes. Nesse aspecto, a presença de luminárias e de abajures deve ser levada em consideração. Além disso, é importante facilitar o seu acesso a eles.

Dicas para transformar o segundo quarto em um ambiente funcional - Portal Jardim das Violetas

Foto: decorado do Portal Jardim das Violetas

Madeira, papel de parede e espelho

O papel de parede, além de muito funcional, dá um ar sempre arrumado ao ambiente e é uma ótima maneira de adicionar personalidade de forma simples. Para que ele agregue funcionalidade para o espaço, deve combinar com as cores dos objetos no local.

O espelho, além de ser um elemento muito útil para o dia a dia, dá a sensação de amplitude. Esse truque, clássico e fácil, vai transformar o ambiente, deixando-o mais confortável.

Veja ainda: Como usar espelhos na decoração do seu apartamento.

Dicas para transformar o segundo quarto em um ambiente funcional - Portal Azaleias do Campo

Foto: decorado do Portal Azaleias do Campo

Já a madeira aquece qualquer ambiente e é um dos revestimentos favoritos. Porém, é importante usá-la com moderação para não ficar pesado. Use-a pontualmente como em um nicho, bancada ou painel.

Ambiente para estudos e quarto de solteiro

A vantagem de ter ambiente funcional é que ele facilmente também pode servir como um quarto para o caso da chegada de um filho, ou para acomodar uma visita de vez em quando, e ainda assim possuir um cantinho para estudos, com uma mesa que ocupe pouco espaço.

Para acomodar mais de uma pessoa, os quartos de solteiro podem ser bem aproveitados com uma cama que conta com uma auxiliar embutida, no formato gaveta. Essas camas são práticas, fáceis de montar e guardar, e o design cria ambientes funcionais e modernos.

O espaço não deve ficar sobrecarregado

Quando se vai transformar o segundo quarto em um espaço funcional tem que haver o cuidado para o local não ficar entulhado de coisas. Aproveite para investir em um varal de fotos, um cantinho com lembranças de viagem ou até mesmo um móvel especial. O novo ambiente tem que, em primeiro lugar, ficar confortável e agradável.

Dicas para transformar o segundo quarto em um ambiente funcional - Portal Recanto dos Girassóis

Foto: decorado do Portal Recanto dos Girassóis

Se o assunto é funcionalidade, as prateleiras são boas opções, pois geralmente auxiliam na organização e são essenciais quando é necessário guardar objetos, evitando assim o acúmulo de elementos espalhados pelo ambiente.

Os fios e cabos atrás de eletrônicos, além de perigosos, dificultam a organização do ambiente e acumulam muita poeira. Use suportes para manter os cabos e os fios devidamente separados e organizados.

Veja ainda: Dicas de especialistas para você organizar o seu BRZ. 

Vantagens de comprar um apartamento de dois quartos

Os apartamentos de dois quartos são a melhor escolha para quem quer ter um ambiente funcional que caiba no bolso.

A BRZ trabalha apenas com empreendimentos PREMIUM, com todas as unidades tendo dois quartos, com ou sem suíte. Localizados em condomínios seguros e com área de lazer completa, os apartamentos podem ser financiados pelo Minha Casa Minha Vida, facilitando a realização do sonho do primeiro apartamento.

Quer saber mais? Converse com um de nossos consultores!
Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.