Todo jovem tem o sonho de sair da casa dos pais, e esse é um momento muito importante na nossa vida, sim. Mas, para realizar esse sonho, é necessário planejar cada etapa, até para evitar um possível “perrengue” financeiro (e ninguém merece isso, não é verdade?).
Confira o passo a passo para você organizar a sua vida e realizar o sonho da casa própria.
Comece entendendo o motivo da sua escolha em sair de casa: realmente é o seu momento de sair da casa dos seus pais e montar o seu próprio lar? Essa é uma reflexão de você com você mesmo!
Feito isso, liste algumas perguntas importantes sobre os custos iniciais (saiba que não existe uma resposta exata, pois ela varia de pessoa para pessoa):
Quais itens são essenciais para se ter no novo apê? Nessa lista provavelmente você vai inserir: eletrodomésticos, eletroeletrônicos, chuveiro, móveis como cama e guarda-roupa, utensílios domésticos, além de roupa de cama e banho.
Uma boa ideia para que você não arque com tudo isso de uma só vez é ir preparando o seu enxoval com antecedência. Outra opção é comprar alguns produtos (eletrodomésticos, por exemplo) de segunda mão. É bem mais em conta!
Chegou a hora de pensar no gasto com financiamento, condomínio, alimentação, internet e conta de luz. Entenda que a partir do momento que você sai para um novo lar, as contas de tudo o que envolve a casa passam a ser suas!
Calcule os gastos com comida. Uma ida ao supermercado vai clarear muito o valor dos gastos mensais com alimentação.
Sobre a conta de luz, pergunte aos amigos que moram sozinhos quanto eles gastam em média. Essa pode ser uma boa referência.
Além disso, faça uma simulação de orçamento de internet e o preço que pode pagar em um condomínio. Lembre-se de que, além desses gastos, você provavelmente vai parcelar o seu apartamento. Sobre essas questões ligadas à compra do imóvel, é importante conversar com um consultor para que ele possa te ajudar nesse processo.
Não se esqueça de que você terá os gastos referentes à casa e outros, como estudo, transporte, saídas e viagens, por exemplo. Coloque isso na ponta do lápis também.
Tenha uma reserva financeira. A gente nunca sabe quando uma emergência acontece. A geladeira pode estragar, você pode precisar comprar algum remédio, etc.
Uma boa ideia é você fazer um cálculo que seja 6x maior do que o seu gasto. Se o seu gasto mensal é de R$ 1.500,00, por exemplo, é importante que você tenha na sua conta R$ 9.000,00. Isso vai significar tranquilidade para a sua vida.
Calma, que vai dar tudo certo! Quando as mudanças são feitas com planejamento, a chance de você dar conta do recado é de quase 100%.
Faz parte desse planejamento buscar pelo apartamento ideal e descobrir formas de financiamento. A BRZ está aqui para te ajudar nessa etapa importante. Viva a independência
Preencha com o seu nome completo.
Preencha com o seu email de contato.
Preencha com o seu telefone e DDD.