Textura de cimento queimado na parede: faça você mesmo gastando pouco

Compartilhar:

07.Abril.2021

Do clássico ao ambiente mais despojado, a textura de cimento queimado tem potencial para transformar a sua casa de maneira simples e econômica. Siga o passo a passo deste post para colocar a mão na massa literalmente.

A textura de cimento queimado é uma opção que se popularizou na decoração pela versatilidade no uso. A técnica pode ser aplicada em vários ambientes da casa: na sala, no quarto, no escritório e até na cozinha ou banheiro.

Inspirado na decoração industrial, esse tipo de acabamento é tendência para os espaços modernos. É uma alternativa econômica e prática para quem quer renovar a casa e conferir estilo sem muito esforço.

Você pode escolher uma parede que gostaria de destacar na decoração e fazer uma composição de quadros que valorize ainda mais a textura, por exemplo. Mas se preferir, também é possível usar o cimento queimado em mais de uma superfície do cômodo. Por ser uma cor neutra, você não corre o risco de pecar por excesso.

É importante você saber que existem diversas maneiras de aplicar o cimento queimado em casa. A forma original combina materiais simples, como cimento, areia e água, mas precisa ser administrado por um profissional que tenha habilidade com a técnica. É uma opção pouco viável para quem busca economia.

Há quem aposte no porcelanato e no papel de parede com efeito de cimento queimado, mas são alternativas que não garantem praticidade na execução. No mercado também existe uma diversidade de texturas prontas de cimento queimado. Essa sim é uma opção mais em conta e de fácil aplicação.

A nossa proposta, no entanto, é para ousar e, com criatividade, reduzir ainda mais o custo da sua parede de cimento queimado. Trata-se da solução ideal para quem está com o orçamento apertado, mas mesmo assim deseja dar uma renovada no lar.

Com menos de R$ 60,00, você vai colocar a mão na massa literalmente e conseguir um resultado incrível para a sua casa. Basta seguir o passo a passo abaixo, que é simples e fácil de fazer. Vem conferir e mãos à obra!

Materiais necessários:

- 1 lata de massa corrida acrílica 3,6 litros
- 1 esponjão de lavar carro
- 1 esponja de cozinha
- 1 corante de tinta da cor preta
- 2 lixas de parede
- 1 fita crepe larga
- 1 colher para misturar
- 1 recipiente para colocar a mistura
- água

Passo a passo para a textura de cimento queimado

 

1 - Prepare o espaço

Antes de mais nada, você precisa preparar o espaço que receberá a textura de cimento queimado. Você não vai querer perder tempo limpando bagunça, por isso, lembre-se de proteger o chão com jornal ou lona. Depois, você precisa demarcar a área de pintura. Aplique a fita crepe larga nos limites da parede. Seja meticuloso e paciente nesta etapa. A precisão na fitagem é o que vai garantir a perfeição no acabamento.

2 - Prepare a massa

Em um recipiente coloque a massa acrílica em quantidade suficiente para uma demão na parede escolhida. Misture a massa com um pouco de água e algumas gotas do corante de cor preta. Não há uma medida exata para a mistura, mas é importante que ela fique bem homogênea, nem muito dura e nem muito aguada. A cor também fica à seu critério: aplique as gotas do corante aos poucos, até você obter a cor desejada.

3 - Coloque a mão na massa

Agora é hora de passar para a prática e aplicar a primeira demão de massa. Com a esponja de cozinha espalhe a mistura de massa com cuidado nos cantos e bordas da parede. Essa é a parte mais demorada e que vai exigir mais atenção de você para não sujar as demais paredes.

Em seguida, preencha o meio da parede com o esponjão de lavar carro. Evite fazer movimentos circulares no processo para que o acabamento fique mais sofisticado. Lembre-se de separar a quantidade suficiente de preparado de massa para a parede inteira, assim você não terá problemas com uma eventual diferença de tom.

4 - Aplique a segunda camada de massa

Você vai perceber que a massa seca rápido. Mesmo assim, o ideal é aguardar 24 horas para a aplicar a segunda demão, seguindo as recomendações do fabricante. Dessa vez, deixe o esponjão um pouco mais úmido para facilitar a aplicação. Avalie a necessidade ou não de aplicar uma terceira camada de massa.

5 - Lixe, limpe e finalize a parede

Nesta etapa já é possível visualizar parte do resultado. Quando a parede estiver sequinha, retire as imperfeições e os excessos de massa com a lixa. Em seguida, limpe a superfície com um pano úmido para retirar o pó. Para finalizar, retire a fita crepe com cuidado e aprecie o resultado!

Dica bônus: a massa acrílica é resistente para ambientes internos e externos, mas se você preferir, pode finalizar o acabamento com verniz para proteger ainda mais e dar brilho.

Gostou deste passo a passo? Muito mais fácil do que você imaginava, não é verdade?! Neste post você viu que com menos de R$ 60,00 é possível reproduzir o efeito do cimento queimado nas paredes da sua casa, conferindo estilo e modernidade ao seu lar.

Você encontra mais conteúdo como esse aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Fique ligado!

Compartilhar:

Chat Whatsapp
X

Preencha com o seu nome completo.

Preencha com o seu email de contato.

Preencha com o seu telefone e DDD.