Vida (e conta) sustentáveis: o que ter e o que não ter em casa para economizar

31.Janeiro.2020

A máxima de “fazer a sua parte” já é um discurso conhecido para nós, não é mesmo? Mas, como isso pode ser realizado no dia a dia? Você já pensou em como pode equipar e adaptar a sua casa para ser mais sustentável? Isso inclui os tipos de eletrodomésticos e produtos que você consome, a forma como organiza a casa, hábitos diários e muito mais. Veja as boas práticas sustentáveis que separamos para você “fazer a sua parte” no seu apartamento: 

Iluminação inteligente

Utilize bastante a luz natural. Janelas maiores são ótimas nesse sentido, ajudando em uma boa ventilação e na economia de energia elétrica. Você também pode fazer a disposição de lâmpadas e abajures de forma a não precisar de muitas acesas para iluminar cada região da casa. Pense nisso ao organizar a iluminação do seu apartamento!

Nas janelas você ainda pode instalar toldos e brises para que a casa não fique muito quente em dias de calor, evitando o uso excessivo de ventiladores ou ar-condicionado.

Você também pode investir em plantas para melhorar a qualidade do ar em seu apartamento (veja aqui o nosso tutorial para Hortas Verticais) ou purificadores de ar naturais.

Prefira as lâmpadas fluorescentes ou as de LED, que são bem mais econômicas e duráveis do que as incandescentes.

 

Banheiro sustentável

Você sabia que pode diminuir consideravelmente o desperdício de água com uma caixa acoplada? Com dois botões diferentes, pode-se dar descarga com apenas três litros de água (botão menor) ou seis litros (botão maior), a depender da necessidade.

É possível também trocar as torneiras por aquelas com aerador (espécie de “chuveirinho”), que garante uma menor vazão de água. Apesar de gastar menos, a sensação é justamente a contrária, então será até mesmo mais confortável para você e para a sua família no dia a dia.

 

Leia também: Meio ambiente: O que você pode fazer no seu dia a dia

 

Eletrodomésticos e produtos conscientes

Sempre confira, ao comprar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, se eles possuem o selo Procel, que indica melhor eficiência energética. Aqueles que o têm, consomem bem menos energia.

Na hora das compras de supermercado, busque comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil.

Você também pode dar preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Assim, reduzimos o uso da matéria-prima, gastamos menos energia e fazemos uma compra mais consciente.

Na cozinha, utilize talheres, copos e pratos de louça ou vidro. Evite os descartáveis, pois geram muito lixo e o plástico demora a se decompor, além de poluir rios e mares.

 

Saiba mais: Cinco dicas para economizar água na sua casa 

 

Reciclagem

Tenha lixeiras separadas para o lixo orgânico e o reciclável. Organizando e separando o lixo, você consegue mandar muitos resíduos para reciclagem, gerando emprego para catadores, reaproveitando matéria-prima e diminuindo o impacto negativo do lixo ao meio ambiente. 

 

E você, o que já faz para contribuir com o meio ambiente? Compartilhe conosco e ajude-nos a ser mais sustentáveis e conscientes!

Leia outras dicas em nosso em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais: Facebook, Instagram e YouTube.