Dicas de especialista para você organizar seu BRZ

25.Março.2019

Marie Kondo se tornou sensação após seu livro “A Mágica da Arrumação” vender mais de 2 milhões de cópias. A jovem japonesa entrou para a lista de 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time e recentemente estreou o programa "Ordem na Casa com Marie Kondo". Abaixo separamos algumas dicas do método KonMari de arrumação, desenvolvido por ela, que podem te ajudar no seu BRZ.

Isto desperta alegria?

Essa pergunta guia o método de Marie Kondo, que consiste em estar cercado apenas daquilo que realmente é significativo para você. Por isso, é importante olhar peça por peça da sua casa e colocar foco na emoção que ela te desperta.
Exige um alto nível de desapego se livrar de livros ou presentes, por exemplo. Mas a japonesa defende que os itens emocionais podem já ter cumprido o seu papel no passado e encontrar um melhor destino no presente. Então não precisa se sentir culpado(a) por repassar aquela peça que não tem mais utilidade para você. Eliminar o excesso de informação visual que não te traz mais alegria deixa o ambiente muito mais tranquilo e confortável.

Coisas, não cômodos

Ao organizar seus itens, tenha foco nas categorias e não no cômodo da sua casa. Em vez de arrumar o quarto, por exemplo, junte todos os seus itens de cosméticos. Depois os livros e assim em diante. Ao ter a visão de todo do que será mantido de cada categoria, você consegue ter a dimensão real e decidir qual é o lugar da sua casa que melhor combina com aqueles objetos.
Depois que o cômodo for escolhido, a ideia é sempre guardar no mesmo lugar, evitando bagunças.

Definir o local de armazenamento é essencial

Uma preciosa dica de Marie Kondo é: não compre recipientes de armazenamento antes de saber o que precisa ser guardado.
Ao fazer a etapa anterior de juntar os itens semelhantes, você pode saber o tamanho da caixa ou gaveta que precisará para cada item. Às vezes você pode usar caixas que já tenha em casa, evitando comprar potes, cabideiros, estantes e outros utensílios que vão ocupar desnecessariamente ainda mais espaço.
Ela também aconselha separar objetos por tamanho, para que facilite guardá-los. Dessa forma, por exemplo, você pode ter pequenas caixinhas organizadoras dentro de gavetas.

Organizando o banheiro

A dica para evitar poluição visual no banheiro é: compre frascos para guardar shampoo, condicionador, sabonete e outros líquidos, deixando tudo com uma identidade que te agrade mais, em vez de acumular vários recipientes diferentes.
Ah! Sabe aquelas amostras que você guarda esperando levar na próxima viagem? Provavelmente a validade vai expirar antes de você lembrar de levá-las. Pode entrar na lista de desapegos.

Papéis e documentos

Para organizar esses itens, tenha em mente 3 categorias: a primeira de pendentes (contas que precisa pagar, por exemplo), a segunda para itens variados que são olhados com frequência (como documentos escolares) e a última para os eternos (como apólices de seguro e contratos do seu apartamento). Lembre-se de avaliar as duas primeiras de vez em quando, em busca do que pode ser jogado fora.

Fontes: BuzzFeed e M de Mulher.