Plantas em apartamento pequeno: como usar na decoração

Compartilhar:

05.Novembro.2020

Deixe o seu apartamento mais bonito, fresco e com muito mais vida.

Plantas em casa são ótimas para renovar as energias e trazer novos ares à decoração do seu apartamento, mesmo que ele seja pequeno. Isso sem contar que elas dão mais vida e deixam o ambiente muito mais confortável. Com criatividade e com as dicas a seguir, você pode dar mais vida ao seu BRZ.

Existem muitas espécies de plantas que pedem cuidados simples e vivem bem dentro de casa. No hall e na sala, você pode colocar alguns vasinhos sobre aparadores, balcões e mesas, ou mesmo direto no chão. Na cozinha, dá para fazer uma pequena hortinha perto da janela. E, no banheiro, você pode colocá-los na pia ou em prateleiras e nichos.

 

Como escolher vaso de planta para apartamento

O tamanho da planta é a primeira coisa a ser levada em conta na hora de definir qual vaso deve ser usado, afinal, é ele que dará suporte às raízes e caules.

 

Todo vaso deve ser proporcional a sua planta e ao espaço onde será colocado. Uma planta pequena vai bem em um vaso pequeno. Mas, se a planta cresce rápido, vai precisar de um vaso maior. Plantas que precisam de mais umidade se adaptam melhor em vasos de fibras ou de cerâmica. E sempre fique atento à drenagem para não apodrecer as raízes pelo excesso de água.

Tipos de vasos

Existem vários modelos de vasos para plantas à venda nas lojas. Alguns foram desenvolvidos pensando nas decorações, mas outros para que as plantas possam crescer mais bonitas e saudáveis. Eles podem ser rústicos, vintage, modernos, minimalistas ou de outro estilo.

 

Os mais utilizados em decorações interiores são os de vidro, acrílico ou murano. Se você gosta de uma aparência mais rústica, os vasos de cerâmica ou cimento são a melhor opção. Um cachepot de madeira, fibra ou outros materiais é ideal se você quer manter a planta no vaso de plástico em que ela veio. Além de prático, facilita a limpeza.

 

Leia também: Como fazer uma horta vertical em apartamento 

Quais espécies plantar em apartamento pequeno?

Para quem mora em prédio, em apartamento pequeno, as melhores espécies de plantas para decorar o seu cantinho são aquelas que se adaptam melhor aos ambientes fechados. Vamos sugerir 10, mas existem muitas outras para dar um toque de natureza ao seu BRZ.

Violeta

As violetas dão mais cor ao ambiente e precisam ser regadas de duas a três vezes por semana. Ela é plantada em pequenos vasos que vão sobre mesas ou enfeitam parapeitos de janelas.

Rosa de Pedra

A Rosa de Pedra é uma espécie que não precisa muito de sol. Regue-a a cada duas semanas, e ela ficará bem e sempre bonita.

Minicacto

O Minicacto tem todas as vantagens de uma planta que raramente precisa de água. Regá-lo uma vez por semana já é o suficiente.

Bromélia

A Bromélia está com certeza entre as melhores plantas para decoração de apartamento. Ela possui pequeno porte, é charmosa e pede irrigação a cada dois dias.

Bambu-da-sorte

O Bambu-da-sorte é uma planta com características místicas, que atrai boas energias e prosperidade para o lar. Ela gosta de meia-sombra e não suporta luz direta.

Jiboia

A Jiboia fica linda em prateleiras, pois suas folhas ficam pendentes. Para manter as folhas bonitas e verdinhas, deixe-a sempre em meia-sombra e mantenha o solo úmido.

Maranta

Com suas folhas de nuances de roxo e vermelho, a Maranta é uma planta muito bonita, mas que requer cuidados contínuos por ser mais sensível. Ela deve ficar à meia-sombra, e o solo precisa estar sempre úmido.

Renda Francesa

A Renda Francesa é uma planta muito resistente e de vida longa. Sua folhagem é bem mais fina do que a samambaia, por isso a decoração do apartamento fica com um toque delicado. O lugar de cultivo deve ter claridade natural e ventilação.

Orquídea

Delicada e elegante, a Orquídea é uma boa sugestão para a sala de estar. Ela deve ser regada conforme suas necessidades, que variam com a estação do ano e o clima.

Palmeira Ráfia

Por ser uma planta de visual sofisticado, essa palmeira combina com a maioria dos ambientes. Caso queira contar com uma dessas em seu apartamento, você vai precisar regá-la com frequência.

 

Você também pode gostar de: Como deixar a sua casa mais fresca no verão

Dicas de decoração com plantas em apartamento pequeno

Três é melhor do que um

Na maioria das vezes, em apartamentos menores, três vasos pequenos embelezam mais do que um grande. Aposte em espécies com tamanhos, texturas e alturas diferentes.

Cada um no seu quadrado

Quinas entre as paredes e cantinhos vazios pedem uma planta. Esses espaços podem acomodar um vaso charmoso dando um toque especial na decoração do seu apartamento. Mas lembre-se de escolher a espécie mais adequada para o ambiente.

Subindo pelas paredes

Suas paredes merecem um toque verde. Use pendentes, suportes ou as prateleiras dos móveis para colocar alguns vasos. Além de deixar o seu BRZ mais acolhedor, esses locais são de difícil acesso para as crianças ou os pets.

Plantas altas

Mesmo espaços menores podem receber uma pequena árvore. Algumas espécies conseguem, sozinhas, enfeitar todo o ambiente. Mas lembre que elas precisam de luz indireta, um solo nutritivo e muita água.

 

 

Se você quer seu apartamento BRZ com plantas sempre bonitas, é preciso levar em conta a incidência de luz, o clima e as características do local. Além disso, elas precisam de alguns cuidados. Procure saber as características da planta que escolheu, faça as regas com regularidade e adube quando necessário. Quanto mais carinho e atenção, mais bonitas elas ficam.

 

Compartilhar:

Chat Whatsapp
X

Preencha com o seu nome completo.

Preencha com o seu email de contato.

Preencha com o seu telefone e DDD.