Selo Casa Azul Caixa: o que significa?

Compartilhar:

23.Setembro.2021

Conheça nossos empreendimentos

Categorias

Contato

Selo Casa Azul Caixa: o que significa?

O selo Casa Azul é uma iniciativa da Caixa Econômica Federal (CEF), criada em 2009 e reformulada em 2020, para incentivar empreendimentos habitacionais sustentáveis. Ele classifica e reconhece empresas que prezam pela sustentabilidade, desde a concepção até a manutenção dos projetos. Este é o primeiro sistema de classificação para projetos habitacionais sustentáveis no Brasil, e tem a proposta de estimular o crescimento imobiliário com responsabilidade social e com menos impactos ao meio ambiente. 

Para ser contemplada pelo selo Casa Azul, cada construtora passa por um criterioso processo de avaliação, que inclui: envio dos documentos, análise técnica, certificação (selo), execução da obra com acompanhamento, conclusão e envio da documentação final. 

 

Como as empresas conseguem o selo Casa Azul?

As empresas são avaliadas de acordo com 53 critérios que distribuem 163 pontos,divididos entre as categorias Qualidade Urbana e bem-estar, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Produção sustentável, Gestão eficiente de Água, inovação e Práticas Sociais. Para receber o selo Casa Azul, é obrigatório cumprir pelo menos  15 desses critérios, além de obter uma pontuação mínima de acordo com a categoria pretendida. De acordo com as condições atendidas, a qualidade do empreendimento é classificada em um dos seguintes níveis:

 

  • Bronze (minimo de 50 pontos)

  • Prata (minimo de 60 pontos)

  • Ouro (minimo de 80 pontos)

  • Diamante (minimo de 100 pontos e identificador #maisInovação)

 

O selo Casa Azul é exclusivo para empreendimentos financiados junto à Caixa e, embora não seja obrigatório, traz diversos ganhos para construtoras, compradores e para toda a sociedade.

Para as empresas, ocorre a redução de 0,25% da taxa de juros do financiamento à produção, via Sistema Brasileiro de Poupanças e Empréstimos (SBPE). Além disso, há vantagens indiretas, como a utilização do selo como um diferencial do empreendimento, e o  aumento da satisfação dos clientes com as características do produto.

 

Quais os benefícios para quem compra?

Para quem compra um imóvel de um empreendimento certificado pelo selo, os benefícios da Casa Azul incluem diferenciais para o financiamento imobiliário dentro do SBPE (como descontos que vão de 0,25% a 1% nas taxas de juros do financiamento), além de redução do custo de manutenção e adaptação do imóvel. 

Para toda a sociedade, o ganho é inegável: hoje a construção civil é uma das atividades econômicas que mais consome materiais, água e energia. Ela tem amplas repercussões sociais, tanto pela quantidade de mão de obra empregada, como pelos impactos que causam nas áreas onde são erguidas.

Incentivar a sustentabilidade na área é promover empreendimentos habitacionais que priorizam o uso racional dos recursos naturais e que adotam soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade. O diferencial do selo Casa Azul é promover o desenvolvimento social e a integração com a área em que as construções são feitas.

 

Quais empreendimentos BRZ possui o selo Casa Azul?

A BRZ, construtora mineira que atua há mais de 10 anos no sudeste e que já entregou mais de 16 mil apartamentos, acaba de ter um de seus empreendimentos contemplados pelo selo Casa Azul. A empresa já é reconhecida por entregar empreendimentos com alta qualidade, com plantas inteligentes e projetos sustentáveis.

O Portal Terras de Carrara, o mais novo lançamento BRZ em Hortolândia (SP), foi o empreendimento contemplado com o selo Casa Azul Caixa. Obtivemos 80 pontos e o empreendimento foi reconhecido pelos identificadores #maisGestãoEficienteDaÁgua e #ProduçãoSustentável. Saiba mais sobre o Portal e fale com um consultor clicando aqui.

Compartilhar:

Chat Whatsapp
X

Preencha com o seu nome completo.

Preencha com o seu email de contato.

Preencha com o seu telefone e DDD.