Seu escritório em casa: dicas para melhorar o home office

18.Maio.2020

Nesse cenário de isolamento, muito tem se falado sobre o Home Office. Nesse contexto, muitas pessoas que ainda não estavam familiarizadas com esse modelo de trabalho tiveram que se adaptar rapidamente para incluí-lo na rotina. Segundo uma pesquisa realizada pela Google em março de 2020, 35% das pessoas tem o trabalho em casa como principal atividade na quarentena. Esse novo hábito também traz novos desafios e nós trouxemos dicas para te ajudar a superá-los.

 

 

Ambiente para o home office

Primeiramente, onde é o lugar em que você tem trabalhado? Ele influi (e muito!) na sua produtividade. Veja algumas dicas importantes: 

  • Iluminação

Trabalhar em um lugar bem iluminado é uma boa forma de evitar que a luz do computador agrida muito os seus olhos e também que você precise ter lâmpadas ligadas durante o dia. Também é uma forma de ser mais sustentável e gastar menos na conta de energia.

  • Conforto

Um ambiente arejado e confortável também irá te ajudar a ser mais produtivo e ter uma rotina mais saudável. Quer algumas dicas para melhorar a organização desse espaço? Veja:

  • Aposte em cores claras para ampliar o ambiente. 

  • Não encha o home office de objetos: pense, primeiro, se o objeto vai ter uma função e onde vai ser colocado. 

  • Aproveite melhor as paredes ao redor do seu espaço de trabalho. Com prateleiras, nichos ou um painel de cortiça, por exemplo, você consegue guardar várias coisas sem ocupar muito espaço. 

  • Cole na lateral da sua mesa, da prateleira ou até na parede, pequenos ganchos para guardar a bolsa, os fones de ouvido e outros itens que use com frequência. Fica super prático.

    • Postura

    Ficar sentado durante oito horas por dia nunca foi tarefa fácil! Agora, como você está longe da sua mesa e cadeira de escritório habituais, pode estar tendo dificuldade com o novo espaço. Uma postura ruim durante longos períodos de tempo, fazem dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo, além de insuficiência respiratória pela pressão corporal contra o peito. Veja como é a postura correta, segundo um infográfico elaborado pelo portal de notícias G1:

     

     

    Rotina para trabalhar em casa

    Para nos sentirmos motivados, é preciso que haja tempo para tudo, certo? Ter um processo organizado para trabalhar e também cuidar da casa, interagir com a família ou os amigos, também te ajuda a produzir melhor. Por exemplo:

     

    • Equilíbrio entre as atividades feitas em casa. 

    Considere que você ainda precisa se alimentar, dormir bem, fazer pausas e interagir - mesmo que virtualmente - com a família.

    • Planejamento e horários

      • Se às vezes é difícil conciliar os horários com as crianças em casa, improvise brincadeiras ou faça um quadro com o planejamento do dia.  

      • Faça planejamentos e tenha hora para começar e para terminar. Se não conseguiu seguir o plano, não se cobre demais. Recomece amanhã.

     

    Divisão de tarefas

    O horário de fazer almoço, lavar as roupas e ainda dar conta de todas as tarefas profissionais anda se embolando? Vamos organizar essas demandas:

     

    • Use aplicativos de gerenciamento de tarefas e comunique-se diariamente com a sua equipe. Só fuja do Whatsapp para tratar assuntos de trabalho, para evitar distrações.

    • Em casa, divida os afazeres entre todos que moram com você, estabeleça horários e sinta como o clima melhora quando todos colaboram! 

     

    Hábitos saudáveis

    Alimentação, sono e exercícios também são essenciais na rotina, para você se concentrar melhor e manter uma produtividade saudável. Veja algumas dicas:

     

    • Cuidado para não ficar "beliscando" durante o horário de trabalho. Fuja de guloseimas fáceis na geladeira, deixe-as fora do seu alcance e invista em sementes, castanhas e frutas secas.

    • Volte com os exercícios para a rotina: aplicativos de malhação em casa, alongamentos e meditação ajudam e muito a manter seu corpo e mente saudáveis.

    • Tente não trabalhar no quarto e calcule bem seus horários para manter o sono em dia. 



    Gostou das dicas? Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.