Preencha seus dados e seja
direcionado para o whatsapp

Obrigado, redirecionando para o whatsapp...
Oops! Something went wrong while submitting the form.

5 truques para ampliar a sua cozinha

Com cuidado e alguns truques, você consegue decorar uma cozinha pequena e ainda otimizar esse ambiente.
Postado em
5/3/2023
|
Atualizado em
20/1/2023

Se existe um lugar da casa importante, definitivamente esse lugar é a cozinha! É lá que reunimos a família, criamos memórias afetivas e construímos muitas histórias para carregar por toda a vida. Por esses e tantos outros motivos, é importante decorar o cômodo de forma a transformar o espaço de maneira personalizada.

Confira as principais dicas de decoração que a BRZ separou para você:

1. AVALIE TODO O ESPAÇO

Antes de mais nada, meça a sua cozinha, para saber quais são as melhores opções e tamanhos de eletrodomésticos. Antes de adquirí-los, faça uma lista da sua necessidade e de quais são indispensáveis. Assim, será mais fácil planejar o mobiliário e a distribuição desses itens na sua cozinha.

Agora, se você já fez essa compra, o jeito é medir cada objeto, para saber como dispô-lo adequadamente de forma a não deixar o espaço de circulação congestionado.

Atenção: É essencial que haja no mínimo 70 centímetros livres para circular. Outro ponto importante é a abertura dos móveis. Mesmo com portas e gavetas abertas, você precisa circular de forma tranquila pelo espaço.

Dê preferência por móveis planejados, pois eles são elaborados sob medida, aproveitando cada espacinho da cozinha. Outra opção, que inclusive é mais acessível que a primeira, são os eletrodomésticos modulados, que já possuem um tamanho específico. Basta você adquirir as peças e montar do seu jeito.

2. OPTE POR NICHOS E PRATELEIRAS

Por eles não terem portas, como os armários, ficamos com a sensação de maior amplitude quando instalamos nichos e prateleiras.

Outra opção para trazer mais leveza para o ambiente é investir em ganchos de parede ou teto para suspender os utensílios. Isso vai inclusive facilitar na hora de preparar os alimentos. Afinal, tudo estará à vista.

3. PENSE BEM NA ILUMINAÇÃO

Não tem jeito! Uma boa iluminação traz vida ao ambiente. E, no caso das cozinhas pequenas, isso é essencial.

Se o seu cômodo tiver janelas, dê atenção à iluminação natural. Nada de colocar armários e prateleiras de forma a cobrir essa janela, ok?

Uma boa opção é investir nas fitas de LED. Você pode colocá-las na parte de baixo dos armários aéreos, nas prateleiras e até mesmo dentro dos nichos.

4. HORA DE ESCOLHER A COR

Sabemos que os tons claros são os mais indicados para uma cozinha, principalmente se ela for pequena, pois isso nos dá sensação de amplitude, além de deixar o ambiente mais claro e arejado.

Mas, se você é do tipo de pessoa que gosta de cores vivas, saiba que é super possível mesclar tons claros com os mais escuros.

Outra ideia é combinar cores que proporcionem essa amplitude com elementos espelhados. Fica um charme!

Quer mais uma dica e de preferência sem gastar muito? Invista em papéis de parede vinílicos. Eles são laváveis e muito práticos.

5. DEFININDO O FORMATO DA COZINHA

Você pode escolher vários formatos para a sua cozinha: formato em L, em U, e por aí vai. Opção é o que não falta. Para a maioria das cozinhas, o melhor formato é o triangular, pois ele traz mais funcionalidade. É exatamente nas vértices do triângulo que são posicionadas a geladeira, a pia e o fogão.

Mas se a sua cozinha for no padrão americano, uma boa opção é distribuir os eletrodomésticos linearmente, posicionando geladeira, pia e fogão em uma mesma parede.

Se a sua cozinha for quadrada ou retangular, a ilha pode te atender muito bem. Mas saiba que geralmente ela não é a melhor opção para espaços pequenos, pois são necessários, no mínimo, 80 centímetros ao redor da bancada para circulação.

Com essas dicas, ficou mais fácil decorar a sua cozinha, não é verdade? Aqui no blog da BRZ temos muitos outros assuntos de decoração. Navegue e fique à vontade. E não se esqueça de postar a sua decoração no Instagram e marcar a @brzempreendimentos.

Assine nossa newsletter

Recebemos seus dados com sucesso 🤗
Oops! Something went wrong while submitting the form.