O primeiro passo para um planejamento financeiro bem-sucedido é conhecer bem os gastos. Por um período de pelo menos um mês, liste todos os valores pagos, sejam fixos ou variáveis, por categorias. Exemplo: moradia, transporte, alimentação, supermercado, lazer e vestuário. Para esse controle, você pode usar uma planilha (com acesso on-line, para poder editar de qualquer lugar) ou aplicativos que ajudam nas finanças.
Mas tem que anotar tudo mesmo: até o cafezinho da tarde, independentemente de ser débito, dinheiro ou crédito. E não se esqueça de identificar de onde vem o dinheiro. Passado esse período, você saberá que tipo de despesa está excessiva e pode ser cortada.
No final, subtraindo o que você gasta do que você ganha, o resultado da operação é o dinheiro que terá para começar a economizar.
Pelo menos durante um tempo, tente reduzir algumas despesas que não impactam no seu padrão de vida, como:
Nem sempre é uma tarefa fácil reduzir despesas mensais. Entretanto, é necessário controlar os gastos para colocar as finanças no eixo.
Uma das grandes dicas para economizar é controle. Nesse sentido, o cartão de crédito pode ser seu maior inimigo. Quando você vê, sua fatura já fechou com o dobro do valor que imaginava.
No entanto, pagar no crédito pode te dar vantagens, como milhas ou pontos, que podem ser trocados por prêmios. Caso prefira esse tipo de pagamento, instale o aplicativo do seu cartão no celular para ir acompanhando o valor da fatura em tempo real, sem sustos no fim do mês.
Outra dica importante é não se comprometer com compras parceladas que fujam do seu orçamento. Coloque o valor no seu planejamento, considerando o tempo que levará para ser totalmente quitado, para ter certeza se pode arcar com a aquisição. Fazendo isso, fica bem mais fácil cortar despesas e economizar.
Controle feito e despesas cortadas, é hora de começar a estabelecer metas, como gastar no máximo R$ X em transporte, ou reduzir 20% o valor da fatura do cartão de crédito. Nas metas, você já pode começar a traçar os seus sonhos.
Se você precisa juntar uma determinada quantia para fazer uma reforma em um ano, por exemplo, calcule quanto você precisa guardar por mês e deposite esse valor na poupança assim que receber o seu salário. Com um propósito claro, fica mais fácil reorganizar as finanças ou formar um patrimônio sem perder o foco.
O grande problema do endividamento são os juros. Afinal, eles crescem com o passar do tempo, e as contas começam a acumular. Apesar de parecer óbvio, muitas pessoas acabam pulando a etapa do planejamento e se comprometendo com dívidas que não podem pagar. Por isso, busque quitá-las antes de financiar o seu novo apartamento.
Analise quanto você pode separar mensalmente para pagar as dívidas, renegocie de acordo com suas condições e tente quitá-las o mais rápido possível. Uma boa opção é pagar as pequenas dívidas primeiro, depois as maiores.
Economizar e planejar é importante, mas aumentar a renda pode fazer toda a diferença na hora de conquistar o seu BRZ PREMIUM. Para fazer isso, considere investir o seu dinheiro. Existem diversas opções para isso no mercado, como os títulos de dívidas públicas, que apresentam baixo risco de investimento e um bom rendimento.
Você também pode aumentar sua renda por meio de atividades extras. Investir em trabalhos sem nem sair de casa, como vender artesanatos ou comidas feitas por você. Use criatividade e originalidade: o que importa é aumentar o cofrinho no final do mês.
Caso o sonho seja comprar o seu primeiro imóvel agora e e dar adeus ao aluguel, a BRZ pode te ajudar. É possível encaixar o financiamento de forma que não comprometa o orçamento que você estabeleceu.
Depois de tanta economia, qual recompensa pode ser melhor do que desfrutar da piscina do seu condomínio e morar no apartamento que é todo seu?
Converse com os nossos corretores no chat online e saiba mais!