Seu escritório em casa: dicas para melhorar o home office
Esse novo hábito também traz novos desafios e nós trouxemos dicas para te ajudar a superá-los.
Postado em
20/9/2023
|
Atualizado em
20/9/2023
Ambiente para o home office
Primeiramente, onde é o lugar em que você tem trabalhado? Ele influi (e muito!) na sua produtividade. Veja algumas dicas importantes:
Iluminação
Trabalhar em um lugar bem iluminado é uma boa forma de evitar que a luz do computador agrida muito os seus olhos e também que você precise ter lâmpadas ligadas durante o dia. Também é uma forma de ser mais sustentável e gastar menos na conta de energia.
Conforto
Um ambiente arejado e confortável também irá te ajudar a ser mais produtivo e ter uma rotina mais saudável. Quer algumas dicas para melhorar a organização desse espaço? Veja:
Aposte em cores claras para ampliar o ambiente.
Não encha o home office de objetos: pense, primeiro, se o objeto vai ter uma função e onde vai ser colocado.
Aproveite melhor as paredes ao redor do seu espaço de trabalho. Com prateleiras, nichos ou um painel de cortiça, por exemplo, você consegue guardar várias coisas sem ocupar muito espaço.
Cole na lateral da sua mesa, da prateleira ou até na parede, pequenos ganchos para guardar a bolsa, os fones de ouvido e outros itens que use com frequência. Fica super prático.
Postura
Ficar sentado durante oito horas por dia nunca foi tarefa fácil! Agora, como você está longe da sua mesa e cadeira de escritório habituais, pode estar tendo dificuldade com o novo espaço. Uma postura ruim durante longos períodos de tempo, fazem dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo, além de insuficiência respiratória pela pressão corporal contra o peito. Veja como é a postura correta, segundo um infográfico elaborado pelo portal de notícias G1:
Rotina para trabalhar em casa
Para nos sentirmos motivados, é preciso que haja tempo para tudo, certo? Ter um processo organizado para trabalhar e também cuidar da casa, interagir com a família ou os amigos, também te ajuda a produzir melhor. Por exemplo:
Equilíbrio entre as atividades feitas em casa.
Considere que você ainda precisa se alimentar, dormir bem, fazer pausas e interagir - mesmo que virtualmente - com a família.
Planejamento e horários
Se às vezes é difícil conciliar os horários com as crianças em casa, improvise brincadeiras ou faça um quadro com o planejamento do dia.
Faça planejamentos e tenha hora para começar e para terminar. Se não conseguiu seguir o plano, não se cobre demais. Recomece amanhã.
Divisão de tarefas
O horário de fazer almoço, lavar as roupas e ainda dar conta de todas as tarefas profissionais anda se embolando? Vamos organizar essas demandas:
Use aplicativos de gerenciamento de tarefas e comunique-se diariamente com a sua equipe. Só fuja do Whatsapp para tratar assuntos de trabalho, para evitar distrações.
Em casa, divida os afazeres entre todos que moram com você, estabeleça horários e sinta como o clima melhora quando todos colaboram!
Hábitos saudáveis
Alimentação, sono e exercícios também são essenciais na rotina, para você se concentrar melhor e manter uma produtividade saudável. Veja algumas dicas:
Cuidado para não ficar "beliscando" durante o horário de trabalho. Fuja de guloseimas fáceis na geladeira, deixe-as fora do seu alcance e invista em sementes, castanhas e frutas secas.
Volte com os exercícios para a rotina: aplicativos de malhação em casa, alongamentos e meditação ajudam e muito a manter seu corpo e mente saudáveis.
Tente não trabalhar no quarto e calcule bem seus horários para manter o sono em dia.
Gostou das dicas? Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.