Deixar as janelas abertas é importante para que a brisa entre e o ar quente não fique preso dentro de casa. Inclusive, é por isso que investimos em uma janela maior ou varandas na sala de nossos apartamentos Premium que valorizam e ampliam o seu apartamento.
Mas não se esqueça de barrar a luz do sol, usando cortinas e persianas para refletir o calor para fora da casa.Evitar a incidência direta de raios solares faz uma diferença grande na temperatura interna da casa e pode chegar até 6º C. Quanto mais sombra, melhor.
Além disso, use as portas a seu favor. Feche os cômodos que não serão utilizados durante o dia para evitar que o ar fresco escape para esses locais. Por outro lado, à noite, quando as temperaturas estão mais amenas, deixe todas as portas abertas, permitindo que o ar circule por todo o ambiente.
Leia também: Papéis, texturas, tintas e criatividade: como decorar paredes
Quem tem costume de usar mantas no sofá como item de decoração ou para proteger, deve abrir mão nos dias mais quentes. No caso dos tapetes, considere não utilizá-los ou escolher versões menores e mais finas. Tire do quarto cobertores, tapetes, almofadas e bichinhos de pelúcia. Esses objetos absorvem muito calor.
Troque os lençóis. A própria troca já garante um frescor maior. Use tecidos leves e de trama natural. Linho e algodão garantem um toque macio e mais refrescante. Sempre que possível, escolha tons claros ou cores mais neutras. Isso porque elas refletem o calor em vez de absorvê-lo.
Você sabia que trocar as lâmpadas também pode ajudar na hora de deixar sua casa mais fresca? As luzes incandescentes gastam cerca de 90% de sua energia com o calor que emitem, por isso, aquecem o ambiente e consomem mais energia elétrica. Sendo assim, livre-se delas. As lâmpadas de LED são econômicas, liberam menos calor e são mais duradouras e ecológicas.
Cultivar plantas dentro de casa é muito eficiente para diminuir a temperatura. Elas também ajudam na aromatização do ambiente e na qualidade do ar, pois as folhas filtram os resíduos ruins e aumentam a umidade do ambiente.
É importante saber, porém, que apenas um vaso não fará muita diferença. É preciso ter algumas plantas para sentir a diferença na temperatura. Existem muitas espécies de plantas disponíveis, permitindo que você crie decorações bastante variadas. Se o seu problema é o espaço, opte por um jardim vertical. Afinal, esse tipo de jardim é muito eficiente para manter a casa fresca, além de ocupar o mínimo de espaço possível.
Saiba mais: Como fazer uma horta vertical em apartamento
É possível umidificar o ar colocando recipientes cheios de água fresca pelos ambientes da casa. Outra opção é espalhar toalhas de banho úmidas pela casa. Além disso, quem gosta de fontes tem um motivo a mais para colocá-las na casa. A mesma regra se aplica a aquários e outros artigos de decoração com água.
Outra dica é colocar uma garrafa de água gelada em frente a um ventilador ligado. Isso vai ajudar a circular o ar frio e trazer mais frescor para o ambiente.
Aparelhos eletrônicos liberam calor mesmo quando estão desligados. Tirar aqueles que não estão sendo usados da tomada é uma forma de ajudar a diminuir o calor em casa, e ainda economiza energia.Lembre-se também de que o excesso de objetos dentro de casa pode tornar o espaço mais abafado. A dica é manter só o necessário.
Ligar o forno e mesmo o fogão irá deixar a sua casa mais abafada. Sempre que possível, opte pelo grill, que além de deixar o comida mais saudável, não produz tanto calor.
Há várias formas simples de deixar a sua casa mais fresca que não envolvem grandes gastos nem o uso do ar-condicionado. Esperamos que você tenha gostados das dicas da BRZ para deixar o seu apartamento mais confortável.
Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e YouTube.