Espaços conjugados pedem uma boa iluminação. Para aproveitar melhor o espaço e contribuir com a sensação de amplitude do ambiente, use bastante a luz natural das janelas.
Já a iluminação artificial deve ser uma para a cozinha e outra para a sala, mesmo que elas funcionem juntas. O ideal é que cada espaço tenha um interruptor separado.
Isso vai distribuir melhor a luz pelo ambiente, além de ajudar a economizar energia. Se for do seu gosto, use luminárias pendentes que combinem com o estilo do ambiente, lembrando sempre de escolher modelos que harmonizem com a sala e cozinha.
Leia também: Aproveite cada espaço: organizar e decorar cozinha pequena
As cores em um espaço conjugado devem ser usadas de forma harmônica. Use tons de um mesmo grupo de cor. Essa dica vale tanto para as paredes como móveis e outros objetos da sala e cozinha conjugadas.
É claro que também dá para usar cores diferentes em cada ambiente, mas sempre com muito cuidado para não criar um visual estranho. A combinação de azul turquesa, amarelo e branco, por exemplo, deixa o ambiente leve e vibrante.
Já as cores neutras conferem modernidade e unidade ao espaço conjugado. Outra dica é usar texturas diferentes nos ambientes, como tijolos, azulejo português, cimento queimado, entre outros de acordo com o estilo de decoração escolhido.
Para separar a cozinha da sala, use uma bancada para dividir ambos espaços.
Existem diversos modelos de bancadas, que vão desde um tampo de madeira de demolição às bancadas de inox ou fórmica, clássicas e muito fáceis de limpar. Além disso, as bancadas podem ter gavetões e portas embaixo, para guardar louças, utensílios e eletrodomésticos.
Essas peças são muito funcionais, já que permitem almoçar, jantar e fazer um lanchinho enquanto você conversa com quem está na sala. Outra opção é colocar uma mesa junto a bancada que pode ser usada tanto para refeições como para o home office ou aulas online.
Confira: Seu escritório em casa: dicas para melhorar o home office
Cada cantinho de um BRZ é pensado para o conforto dos seu moradores, por isso, na hora de fazer um espaço conjugado, os móveis devem ter o tamanho adequado e serem posicionados nos dois ambientes privilegiando a passagem das pessoas.
Móveis planejados são sempre uma excelente opção para locais menores. Com criatividade e muito estilo esse vai ser o grande espaço da sua casa.
Uma opção muito funcional para a sala e cozinha conjugadas é colocar uma estante vazada e estreita na parede da divisão dos espaços, que pegue do chão ao teto ou da bancada ao teto.
Em cada prateleira ou nicho, você pode colocar objetos de decoração, eletrodomésticos novos e panelas de inox ou coloridas que ajudem a dar um estilo moderno ao ambiente.
Usar uma porta de correr entre os dois ambientes permite que você mantenha os espaços fechados ou interligados de acordo com o seu gosto ou necessidade.
Se você quiser um ambiente que pareça ser mais leve e amplo, use portas de vidro. Já se a sua decoração pede um estilo mais rústico, prefira as portas em madeira.
Você também pode usar portas sanfonadas vendidas já prontas no mercado. A vantagem das portas de correr é que você define quando vai usar os ambientes unidos ou abertos, dependendo do dia.
Com todas essas dicas para fazer sua sala e cozinha conjugadas, basta planejar a nova cara do ambiente e dar o seu toque pessoal.Lembre-se de respeitar o estilo da decoração em todos os cantinhos para que haja harmonia. Desse modo, você pode contar com uma estética equilibrada que proporcione muito bem-estar e conforto em seu BRZ.