O primeiro passo é saber, de forma realista, o quanto é possível gastar nesta aventura. Você verá, ao começar a pesquisar móveis e decoração, que existem infinitas possibilidades, que podem ou não caber no seu bolso.
É por isso que se deve começar estimando todas as suas despesas e sua receita. Assim, também é possível se planejar caso prefira ir equipando seu apartamento aos poucos.
Não se esqueça das contas que você irá assumir ao se mudar para o novo apê: condomínio, água, luz, IPTU, comida, transporte, etc.
Leia também: Seis apps para economizar dinheiro e comprar seu primeiro apartamento
É muita coisa, mas não se desespere! Com organização, você conseguirá comprar tudo com bastante pesquisa e em um ritmo adequado ao seu orçamento. Vamos ajudá-lo a listar o que você precisa para cada cômodo da casa:
Você já deve ter recebido alguns conselhos como: ficar de olho em vendas de garagem, classificados, brechós, compras online e no que os amigos ou a família está doando. Sim, tudo isso é importante! Mas a parte central nessa etapa é não ter preguiça de pesquisar.
Buscar referências, possibilidades, tendências, lojas populares, tutoriais para personalizar ou construir móveis… Tudo isso vai ajudá-lo a equipar a casa com o melhor custo-benefício. Confira alguns caminhos:
Peças usadas podem ser grandes achados, em beleza, história e preço baixo! Objetos e móveis seminovos, ou que você pode revitalizar ou personalizar custam bem menos e ainda rendem uma decoração muito original.
Que tal colocar a mão na massa? Existem diversas formas de otimizar o orçamento pensando no que pode ser reaproveitado ou mesmo construído do zero pelas suas próprias mãos. Busque inspirações no Pinterest, sites de decoração e construção, além de ficar ligado nas dicas do nosso blog.
Leia nosso artigo: Dicas para quem quer decorar gastando pouco.
Evite comprar itens da moda que você não tem certeza de que lhe servirão por muito tempo. Como é o seu primeiro apartamento, é interessante investir em móveis, acessórios e itens de decoração que você possa levar em mudanças futuras e continuar gostando de ter em casa.
Outra dica é investir em peças multiúso, que otimizem espaços e também a sua grana! Uma cama-baú, por exemplo, já serve a duas necessidades: tanto para o descanso quanto para guardar cobertores e edredons.
E aí? Está pronto para começar? Se ainda não tem o seu próprio cantinho, conheça nossos empreendimentos e condições incríveis para a compra do primeiro apartamento. Se já tem, agora é só colocar a mão na massa!
Saiba mais: Primeiro imóvel: por onde começar.