Está com vontade de fazer uma decoração linda? Trocar de sofá? Pintar as paredes? Comprar um jogo de panelas novo ou talvez uma cama maior? Veja pequenas ações de economia e que podem te ajudar a guardar um dinheirinho para investir na sua casa.
1. Estabeleça prazos para seus objetivos
Daqui a quanto tempo você quer fazer uma reforma ou comprar um item novo para sua casa? A noção de tempo ajuda na hora da organização, de saber o quanto poupar e de nos deixar mais motivados a conquistar o objetivo da economia.
2. Dê um tempo do cartão de crédito
Todos sabemos que o cartão de crédito é um grande vilão da economia. Ele nos dá a impressão de que sempre temos recursos para gastar. Então, uma estratégia interessante para quem está aprendendo a lidar com a economia é dar um tempo do cartão por alguns meses e pagar tudo à vista.
3. Organize seus gastos
A organização é sem dúvida um dos principais passos para chegar à economia. Ter noção de quais são as despesas e o quanto se gasta com elas é importantíssimo para mapear onde é possível fazer cortes. Separe as contas fixas dos gastos extras, por exemplo. Se precisar, utilize a tecnologia a seu favor, procurando aplicativos e sites de planejamento financeiro.
4. Crie novos hábitos em família
Se sua economia também depende de terceiros, é importante alinhar a criação dos novos hábitos com todos e que poupar é a palavra da vez.
5. Pense em alternativas para uma renda extra
Aproveite o momento para transformar hobbies em fonte de renda! Seja vender guloseimas, dar aulas particulares ou fazer pequenos consertos. Além disso, você também pode vender coisas que não usa mais num bazar, por exemplo.