Você pode criar um ambiente com o ar do campo no seu apartamento e com uma sensação gostosa de sossego. O estilo campestre aposta na madeira como material principal, especialmente em uma peça com um aspecto mais rústico.
Não se esqueça das flores, seja em estampas, em vasinhos nas janelas ou distribuídos pelos ambientes. Sofás ou poltronas de couro também não podem faltar e a cortina de renda faz parte desse estilo de decoração e dá mais leveza aos cômodos.
Já a iluminação em tom amarelado ajuda a destacar os elementos naturais. Aposte também em fibra natural, que pode estar em tapetes e mantas, na cúpula de abajures e nos encostos de cadeiras. E o mais importante, trabalhe sempre com cores neutras para proporcionar a sensação de um ambiente maior.
Nesse estilo, onde o design clean e leveza na composição sintetizam o minimalismo, não se esqueça: menos é mais.
A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços pareçam amplos e sejam funcionais. As superfícies lisas e polidas dão um ar leve ao espaço e a cor branca e tons muito claros devem predominar.
Já os móveis devem os ser baixos, elegantes e simples, por isso escolha os multifuncionais e planejados, afinal, eles conseguem otimizar todos os espaços da casa, visando a praticidade.
Use poucos objetos decorativos. O ideal é eleger alguns que sejam bem marcantes para criar pontos focais, como um quadro na parede ou uma elegante peça de arte para trazer vida ao ambiente. Nesse estilo cada móvel, objeto e elemento tem a sua função e sua razão de existir no cômodo.
Leia também: Seu escritório em casa: dicas para melhorar o home office
O estilo clássico é para quem gosta de sofisticação e elegância. Apesar de ter peças bem marcantes, é um estilo atemporal e tradicional.
Os móveis podem conter estruturas torneadas e são fabricados em madeira escura. Tapeçarias e cortinas enriquecem a proposta da decoração. Uma cortina com tecidos finos, por exemplo, seda, e em tonalidades bege, cinza, dourada e branca é uma ótima alternativa.
Detalhes em gesso no teto, molduras grandes nas paredes, trabalhadas com espelhos e obras de arte antigas fazem toda a diferença. Materiais nobres como o cristal e a porcelana dão um toque especial para a decoração de um ambiente em estilo clássico.
Mas lembre-se: este estilo se adapta melhor em espaços mais amplos.
Simplicidade é o que define o estilo contemporâneo. Tudo nessa decoração é modesto, direto e funcional.
Móveis de linhas retas e sofisticadas, um visual clean e uma paleta de cores neutras e claras dão personalidade e funcionalidade ao espaço. Materiais como madeira, mármore, vidro e itens metálicos também se destacam.
Nas paredes, tons que vão do cinza claro à nuances de bege, permitem brincar com cores mais fortes em almofadas, mantas e quadros. A estampa entra em cena com as padronagens sutis, como a geométrica.
O estilo escandinavo tem como base a simplicidade da vida nos países nórdicos como Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia. O estilo convidativo e aconchegante explora a luminosidade e claridade dos ambientes.
O branco prevalece e tons que remetem à natureza dão vida ao local, em especial o verde. Para quebrar a frieza das tonalidades predominantes, madeiras, de preferência de cor clara, tem uma presença marcante nos móveis e revestimentos do piso e paredes.
Mantas de lã sobre os sofás, tapetes de pelo alto e almofadas acrescentam conforto à modernidade dessa decoração. Velas criam uma atmosfera confortável e os objetos decorativos são posicionados sem muito padrão dando personalidade ao local. Quadros encostados no chão ou em prateleiras e fios de lâmpadas aparentes são um bom exemplo.
Mais dicas em: Decoração para durar
Atualmente, esse é estilo de decoração de maior sucesso. Ele ganhou espaço nos anos cinquenta, em Nova Iorque, quando galpões ocupados por indústrias começaram a se transformar em casas.
Tubulações aparentes, concreto, madeira, metal e vigas expostas são a marca registrada desse estilo. As cores escuras e sóbrias, como o marrom, branco e cinza, são predominantes, mas o visual ganha vida com os detalhes em cores fortes e a presença de luz natural.
Invista em lâmpadas suspensas e em papéis de parede ou cimento queimado para criar um efeito de tijolos ou concreto à vista. No mobiliário misture elementos como a madeira rústica e o ferro envelhecido. E na decoração use máquinas de escrever e fotográficas antigas, assim como quadros abstratos, itens geométricos ou de cobre.
O estilo industrial traz um pouco do charme urbano para dentro das nossas casas.
São muitas as opções de estilos de decoração que você pode explorar no seu BRZ. Siga as nossas sugestões e planeje os detalhes da sua decoração. Dessa forma, você terá seu apartamento do jeito que sempre sonhou!