Antes de pensar em comprar um imóvel na planta, é importante você entender o objetivo disso e o tempo que você está disposto a aguardar para receber as chaves da casa própria. Seria para futuro investimento ou você pretende morar imediatamente no imóvel? Se a escolha for pela moradia imediata, a outra pergunta seria: Já sabe o nível de urgência para ocupar o imóvel?
Todas essas são perguntas importantes para saber se essa decisão vai combinar ou não com o seu estilo de vida.
Vamos entender como isso funciona. Saiba que os trâmites do contrato de compra são diferentes dos que seriam para um imóvel já pronto. Durante o período da obra, o comprador do imóvel paga apenas o valor da entrada e as primeiras parcelas referentes ao valor do imóvel. Nesse caso, a construtora não pode cobrar juros sobre o pagamento das parcelas até a data de entrega.
No momento em que as obras são concluídas e a mudança é feita, o proprietário do imóvel decidirá se prossegue com a solicitação do financiamento ou se quita o imóvel de uma vez só.
Comprar um apartamento na planta, mesmo ele sendo entregue antes do tempo, é algo importante a se pensar. Saiba que o imóvel não será entregue com a rapidez de um apartamento 100% construído. Pode parecer óbvia essa questão, mas muitas pessoas não pensam nisso e a ansiedade acaba tomando conta.
Se você não tiver pressa para a realização do sonho da casa própria e puder esperar o tempo da construção, aí sim vale a pena investir nessa compra. Separamos algumas vantagens de adquirir o imóvel na planta, para que você entenda melhor:
Um apartamento na planta costuma ser 20% mais barato que um imóvel já construído. Além disso, a entrada mínima e as parcelas são bem menores.
Sabemos que a espera pode ser grande, mas receber um imóvel com materiais novos é muito bom! Quando você compra um imóvel na planta, você tem a garantia de que estará adquirindo um imóvel com instalação nova e moderna. Isso facilita muito na manutenção do apartamento.
Para todos que ocupam um imóvel, há necessidade de recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU). Mas, enquanto o seu imóvel está em fase de construção, você não precisará pagar esse imposto até a entrega das chaves. Olha que ótimo negócio!
Agora, quando pensamos em desvantagens, vamos de encontro com a reputação da construção, não entregando o que prometem, e os atrasos na entrega. Por isso, é tão importante contar com uma construtora de confiança no mercado imobiliário.
E aí, conseguiu sanar todas as dúvidas sobre comprar apartamento na planta?
Esperamos que o post tenha te ajudado a dar mais um passo em direção ao sonho da casa própria.