Os financiamentos de imóveis são as principais alternativas dos brasileiros para conquistar a casa própria. Embora já existam há muito tempo, eles ainda são uma incógnita para muitas pessoas, assim como grande parte do sistema financeiro. Entre dúvidas e informações, muitas vezes o falso e o verdadeiro se confundem, atrapalhando a realização do sonho.
Para ajudar a entender o que é mito e o que é verdade sobre o financiamento de imóveis, esclarecemos as 10 dúvidas mais frequentes sobre o assunto:
Existem diferentes tipos de financiamento de imóveis, que variam de acordo com o perfil do comprador, do imóvel e da instituição financeira que está oferecendo. Leia sobre o assunto com detalhes no nosso texto Financiamento é Tudo Igual?
Se você estiver com toda a documentação necessária, o processo de financiamento de um imóvel pode ser bem rápido. No caso de um imóvel BRZ, é ainda mais ágil devido às condições especiais de financiamento que a nossa parceria com a Caixa proporciona. Entenda mais conversando com um de nossos consultores.
Conseguir um financiamento de imóvel depende de ter avaliação de crédito positiva, e a renda é um dos pontos considerados neste processo. Se você acredita que não conseguirá a aprovação apenas com a sua renda, é possível fazer a composição com uma ou mais pessoas, independente de casamento, união estável ou outro grau de parentesco. Só é importante considerar que todas as pessoas incluídas nessa composição serão consideradas proprietárias do imóvel e responsáveis pelo pagamento.
Ao conceder um financiamento, as instituições prevêem que este tipo de situação pode acontecer e, por isso, existe um seguro obrigatório no caso de financiamentos tradicionais, e o Fundo Garantidor de Habitação Popular, no caso de financiamento pelo Minha Casa Minha Vida. Estes seguros cobrirão por um tempo o pagamento das parcelas em caso de desemprego, de acordo com o definido em contrato.
Além do seguro, existe a opção de negociar os prazos e as taxas de juros com o banco, ou até mesmo o valor das parcelas. Caso seja o seu primeiro imóvel financiado, você pode ainda utilizar o Fundo de Garantida (FGTS) para quitar as parcelas.
Programas habitacionais do Governo Federal como o Minha Casa Minha Vida e seu sucessor, o Casa Verde e Amarela, foram criados para possibilitar que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de conquistar a casa própria. Os projetos oferecem várias facilidades para o financiamento de imóveis, como taxas de juros mais baixas e maior prazo para pagamento, além do subsídio, uma quantia dada pelo governo para diminuir os custos do financiamento e reduzir as parcelas.
A BRZ tem diversos empreendimentos incluídos nos programas habitacionais do Governo Federal. Para saber mais, fale com um de nossos consultores.
Assim como no caso de desemprego, os bancos também preveem a possibilidade do titular do financiamento falecer e, por isso, existem seguros obrigatórios, que cobrirão a dívida em caso de morte. Portanto, o imóvel continua sendo dos herdeiros e a dívida passa a não existir mais.
Antecipando as parcelas do seu financiamento de imóvel, você economiza pois reduz os juros e, portanto, o custo total do bem. Muitas pessoas, aliás, utilizam os benefícios do FGTS e do 13° salário para amortizar a dívida.
Todos os tipos de financiamento inclusos no Sistema Financeiro de Habitação (FSH) permitem o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitação do financiamento imobiliário. É preciso atender às seguintes exigências: não ter mais de um financiamento habitacional aberto no país, trabalhar por no mínimo 3 anos sob o regime FGTS (consecutivos ou não) e não possuir outro imóvel residencial urbano.
Ao fazer a avaliação para decidir se você conseguirá um financiamento imobiliário, uma instituição financeira analisará seu comportamento ao longo dos anos: o seu cumprimento de prazos, a forma como você usa o cheque especial e o seu score de crédito serão levados em conta. Além disso, aspectos como o seu tempo que você é cliente do banco e o seu relacionamento com o gerente também serão considerados. Saiba mais no nosso texto Relacionamento financeiro com o banco: por que e como isso pode te ajudar a conquistar a casa própria?
A Caixa Econômica Federal opera com juros menores em relação às outras instituições financeiras e, por isso, é a melhor opção para quem quer pagar o menor valor total no imóvel. Além disso, financiamentos por programas habitacionais do governo, como o Casa Verde e Amarela, só são possíveis pela Caixa. No caso de um imóvel BRZ, as vantagens com a Caixa são maiores: financiamentos personalizados e facilidades de atendimento, devido à nossa parceria com a instituição.
Realizar o sonho de ter o seu apartamento próprio pode ser mais possível do que você sempre imaginou. Se informar corretamente e avaliar as principais alternativas disponíveis para você é uma das principais partes deste processo. A BRZ oferece consultoria online para esclarecer as suas principais dúvidas e te mostrar as melhores opções e passos para ter o seu lar. Fale com um consultor via whatsapp: