Veja quais fatores considerar para fazer a escolha certa entre comprar ou alugar um imóvel.
A escolha pela moradia ideal é uma tarefa que exige planejamento e atenção. Se você está em dúvida entre comprar ou alugar um imóvel, aproveite as dicas deste post para tomar a decisão mais acertada.
O que é melhor: comprar ou alugar um imóvel? Essa dúvida é muito comum, mas a resposta não é tão simples assim. Isso porque a decisão sobre comprar uma casa ou comprar um apartamento para sair do aluguel é uma das mais importantes da nossa vida e não deve ser tomada de impulso.
Quando o assunto é moradia, é preciso antes de tudo levar em conta diversos pontos importantes para fazer a melhor escolha. Afinal, não basta saber apenas se você tem ou não os recursos financeiros necessários para alugar ou comprar um apartamento, por exemplo. É preciso, também, analisar os seus planos de vida e carreira para entender qual tipo de moradia é o mais adequado para você.
Isso porque nem tudo na nossa vida deve ser decidido apenas pelo lado financeiro. A compra de um imóvel pode significar a realização de um grande sonho e isso deve ser colocado na balança. Comprar um apartamento ou alugar é uma decisão que exige ponderações sobre valores, mas também sobre vontades e aspirações.
O objetivo deste post é reunir as principais informações para que você consiga fazer uma escolha consciente e que melhor corresponda ao seu momento de vida.
Quer fazer uma simulação e descobrir como conquistar a casa própria? Fale com um de nossos consultores!
Ter a casa própria é sinônimo de estabilidade e autonomia para a maior parte das pessoas. Comprar uma casa ou comprar um apartamento representa a possibilidade de construir um patrimônio ao longo dos anos e de realizar um sonho que é de muitos brasileiros.
Para essas pessoas, a aquisição do imóvel não se trata de uma escolha do ponto de vista de rentabilidade ou investimento. Além de ter a liberdade de fazer reformas, de decorar e promover as mudanças que desejar, o que se almeja nesse caso é a sensação de segurança ao ter uma propriedade em seu nome e um lugar para chamar de seu.
Mas quem deseja ter essas vantagens precisa primeiro fazer um planejamento financeiro para conseguir arcar com as parcelas do crédito imobiliário. O ideal é fechar contrato se você estiver com uma vida financeira e profissional bem estruturada, com uma fonte de renda estável.
É importante destacar que o investimento ao comprar um apartamento ou casa é mais alto do que ao alugar. Por isso, se a opção for pelo crédito imobiliário, vale dedicar um tempo para escolher a modalidade de financiamento mais vantajosa, incluindo na sua busca uma pesquisa sobre o programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal.
Existe uma crença de que alugar um imóvel é “jogar dinheiro no lixo”, já que o valor do aluguel se equipara muitas vezes ao valor da prestação de compra de um imóvel.
Mas o aluguel deve ser uma opção a ser considerada se o seu orçamento não é capaz de absorver a quantia referente à prestação de um financiamento imobiliário. Alugar um imóvel nesse caso passa a ser uma alternativa estratégica para não assumir uma despesa financeira que exige planejamento e comprometimento de até 35 anos.
É preciso também pensar sobre quanto tempo você pretende permanecer no imóvel. Se você tem perspectiva de mudar de cidade ou país no médio prazo, o aluguel pode ser a saída mais prática para quando esse momento chegar.
Apesar desses benefícios que incluem comodidade e menor compromisso financeiro, é preciso estar ciente que a escolha pelo aluguel pode reservar alguns imprevistos e desvantagens.
roprietário do imóvel pode, por exemplo, aumentar o aluguel ou decidir vender a propriedade. Casos assim geram uma necessidade de mudança de imóvel que não estava nos seus planos.
Outra dor de cabeça pode acontecer na hora de escolher o imóvel: as opções disponíveis podem ser limitadas, dependendo do tipo de residência e localização que você pretende morar.
C
Como você viu neste post, quando a dúvida é entre alugar ou comprar um apartamento ou casa, a resposta vai depender sempre do seu momento de vida e da sua situação financeira.
Alugar um imóvel pode ser uma opção se você precisa ter mais flexibilidade para mudanças e se você ainda não possui a estabilidade financeira necessária para arcar com um compromisso de longo prazo.
Já comprar um apartamento ou casa exige um investimento maior, mas você recebe em troca a segurança de ter um imóvel em seu nome, além da possibilidade de decorar e promover as mudanças que quiser nele.
Cabe a você refletir sobre a solução que tem mais a ver com o seu momento. Esteja ciente que, para ambas as soluções, você precisa se planejar para não ter dor de cabeça no futuro.
Essas informações foram úteis para você? Confira mais conteúdo como esse no nosso blog e nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Se você chegou à conclusão de que está na hora de comprar seu apartamento, pode contar com a gente!