Mesmo oferecendo certas facilidades em relação a outras instituições, o financiamento de imóveis pela Caixa está sujeito à análise de crédito. Durante o processo, o banco checa todas as informações cedidas pelo comprador, a documentação fornecida, os comprovantes de renda e outros. Assim, o crédito só é liberado caso o banco tenha a segurança (e garantias) de que você é totalmente capaz de honrar com as parcelas do acordo.
O financiamento é conduzido e finalizado pelo banco e a aprovação depende de uma série de regras da própria instituição. No entanto, há fatores que contribuem para deixar o processo mais ágil e aumentar as chances de aprovação do seu contrato.
Veja agora alguns cuidados que você pode ter para garantir que seu contrato seja aprovado!
1 - Não omita informações durante o processo
Durante a análise de crédito, o banco realiza uma rigorosa pesquisa e checa todos os dados fornecidos pelo futuro comprador do imóvel. Portanto, não é possível omitir ou acrescentar informações que você não possa comprovar.
Não é possível omitir outros bens que você possua, assim como financiamentos em andamento, seja de imóveis, veículos ou outros tipos de empréstimos, mesmo que esses contratos estejam firmados em outros bancos. A Caixa realiza uma rigorosa pesquisa antes de fornecer o crédito e, com certeza, eles aparecerão no radar da instituição.
Ser totalmente transparente com o banco em relação a sua capacidade de quitar o contrato é primordial, assim como manter o equilíbrio da sua vida financeira durante o processo de aprovação também é muito importante. Dessa forma, você evita imprevistos que possam impedir ou adiar a realização do seu sonho.
Leia também: Primeiro imóvel: por onde começar.
2 - Experiência de crédito importa para o financiamento de imóveis pela Caixa
Você já ouviu falar de Score? Essa é uma ferramenta que existe para auxiliar as instituições financeiras no processo de concessão de créditos e realização de negócios. Ela indica, por meio de uma pontuação que vai de 0 a 1.000, qual a chance de um consumidor arcar com seus compromissos financeiros em um determinado período de tempo.
Essa pontuação é construída ao longo de toda a sua vida econômica e influencia a confiança do banco em conceder empréstimos e financiamentos a você.
Como ela é somada? Seu Score leva em consideração vários fatores, como: se seu CPF já foi negativado várias vezes, se você paga contas com atraso ou paga o valor mínimo do cartão de crédito.
Além disso, o tempo de relacionamento entre você e a instituição financeira é de total importância. Ou seja, abrir uma conta no banco antes de pedir o financiamento costuma ser útil para a aprovação do crédito e até mesmo para conseguir melhores taxas de juros.
Esse é mais um dos fatores que podem interferir na aprovação do financiamento de imóveis pela Caixa. Se houver uma mudança brusca no seu Score, por exemplo, entre o período de pré-aprovação e a emissão do contrato, pode ser que seu financiamento seja reduzido e isso não é bom, já que nesse caso seria necessário disponibilizar um valor de entrada maior.
Uma alternativa é aliar rendas. A Caixa permite que pessoas casadas, noivas ou em uma união estável unam suas rendas para formar juntas a responsabilidade de pagamento.
3 - Planejamento é tudo
O planejamento para o financiamento começa muito antes da escolha do imóvel e da pré-aprovação do contrato.
Um deles está relacionado à documentação necessária. Faça uma lista de todos os documentos que você vai precisar para apresentar no banco. Reúna-os com calma e confira tudo. Clique aqui e veja a documentação básica para solicitação de crédito imobiliário.
Veja ainda: 7 dicas para te ajudar a comprar seu apartamento.
Assumir outros compromissos financeiros antes da assinatura de contrato também é um ponto de atenção. O Victor de Paula, que é especialista em crédito imobiliário, explica no vídeo abaixo porque você não deve, por exemplo, pegar empréstimos ou financiar veículos neste período, e como isso pode comprometer a análise de crédito. Veja só:
Tem outras dúvidas sobre o financiamento de imóveis pela Caixa? Acesse aqui o nosso canal no Youtube e veja outras respostas para dúvidas frequentes.
4 - Conte com o auxílio de um profissional
A última dica, tão importante quanto as outras, é: conte com auxílio profissional! Um consultor poderá ajudar desde a pré-aprovação até a assinatura do contrato. Ele também tem a experiência necessária para lidar com imprevistos que possam aparecer durante o processo de financiamento de imóveis pela Caixa.
Conhecendo a sua história previamente, ele poderá propor soluções e alternativas dentro das suas condições financeiras para que você consiga realizar o seu sonho da casa própria.
Dica bônus:
Você sabia que os imóveis da BRZ Empreendimentos, financiados pela linha de crédito Minha Casa Minha Vida, estão acima do padrão de mercado? Esse é o caso do Portal Recanto das Camélias, um charmoso condomínio exclusivo, com suíte em 100% dos apartamentos, elevadores e área de lazer completa.
Entre em contato com um de nossos consultores e peça detalhes sobre o empreendimento!
Leia outras dicas em nosso blog e nos acompanhe também nas mídias sociais em Facebook, Instagram e Youtube.
Foto: Perspectiva do Portal Recanto das Camélias