Atenção! Desde o dia 26 de agosto de 2020, as operações de financiamento contratadas com recursos do FGTS integram oPrograma Casa Verde e Amarela, conforme Lei nº 14.118/2021.
O financiamento pela Caixa é uma das formas mais comuns de comprar um imóvel. Muito se fala nas facilidades de parcelamento e programas como o “Minha Casa Minha Vida” ou, atualmente, o “Casa Verde e Amarela”, mas vale a pena?
Vamos explicar, nessa matéria, para você as formas de financiamento, como funcionam e quais são as vantagens.
Entre as muitas possibilidades oferecidas pela Caixa, você pode financiar um imóvel novo ou usado, entrar em programas como o “MCMV “/ “CVA”, decidir entre fatores de correção e número de prestações. A CEF ainda tem uma linha de crédito habitacional com até 35 anos para pagar.
Entre as vantagens mais buscadas estão a parcela do financiamento que pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta e a possibilidade de utilizar o seu FGTS como parte do pagamento.
A Caixa disponibiliza modalidades de financiamento habitacionalcom dois fatores de correção diferentes: TR e IPCA.
O que isso significa? Que esses índices atualizam mensalmente o saldo devedor na data de vencimento das prestações.
Recentemente, a CEF liberou também uma modalidade de financiamento com uma Taxa Fixa. No entanto, ela não vale para o “Minha Casa Minha Vida”.
Agora, veja as modalidades de crédito habitacional disponíveis pela Caixa e encontre a que melhor se encaixa no seu perfil.
Quer esclarecer todas as suas dúvidas sobre a compra da casa própria e financiamentos?
Uma das modalidades de financiamento mais procuradas, o “Minha Casa Minha Vida” contempla, também, os empreendimentos da BRZ. Esse financiamento foi criado para ajudar você a comprar o primeiro imóvel, com a menor taxa de juros do mercado.
Leia mais:O que você precisa saber sobre o Minha Casa Minha Vida
Uma outra opção na hora de escolher uma linha de crédito para comprar o seu imóvel é o SBPE. Ele possui o prazo de pagamento mais extenso entre as modalidades de empréstimo e é oferecido por diversos bancos brasileiros, tanto públicos (como a Caixa) quanto privados.
O SBPE é utilizado para comprar imóveis novos e usados, além de permitir a compra de terrenos para construção residencial ou comercial.
Um dos maiores benefícios oferecidos pelo SBPE é seu longo prazo para a quitação. Como as parcelas do empréstimo podem ser dividas em até 35 anos, você pode financiar o imóvel – até 80% do valor total – sem comprometer seu orçamento.
As taxas de juros variam de acordo com a situação, e a amortização é feita pela tabela SAC, um sistema que funciona de forma constante. Nesse sentido, o valor da amortização nas parcelas mensais de quitação da dívida se mantém igual ao longo de todo o pagamento. O que se altera, no entanto, é o valor mensal dos juros, que decresce até o fim da dívida.
Fique tranquilo! É possível simular todos esses cenários para que você decida o melhor para o seu bolso. Inclusive, a BRZ oferece esse serviço gratuitamente e sem compromisso, 100% on-line. Mas, para você entender melhor como funciona cada um desses índices, vamos mostrar suas características:
Atributos
IPCA
TR
Prefixado
Taxas de Juros
De 2,95% a 4,95% ao ano
De 6,50% a 8,50% ao ano
De 8,00% a 9,75% ao ano
Modalidades de Financiamento
Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado
Imóvel Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado, Compra de Terreno e Construção, Reforma e Ampliação.
Imóvel Comercial
Residencial: Aquisição de Imóvel Novo ou Usado
Uso do FGTS
Sim, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Sim, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Sim, pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Linhas de Financiamento
Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
Pontos de Atenção
Aumento da Inflação
Aumento da TR
Maior previsibilidade
Atualização do Saldo Devedor
Mensal
Mensal
Sem reajuste
Sistemas de Amortização
PRICE e SAC
PRICE e SAC
PRICE e SAC
Prazo de pagamento
Até 360 meses
Até 420 meses
Até 360 meses
Fonte: Caixa Econômica Federal
Leia mais:Cálculo de renda para financiamento de imóveis: como fazer?
Agora que você já conhece as duas modalidades ofertadas pela caixa, veja algumas facilidades que a BRZ proporciona para você.
Na BRZ, você só começa a pagar o financiamento da Caixa Econômica Federal quando as chaves do seu apartamento são entregues.
Enquanto você não começa a pagar o financiamento, são cobrados somente os juros de obra, taxas de administração de contrato e seguros. Dependendo das condições pré aprovadas em seu crédito habitacional, pode ser necessário o pagamento de uma entrada, para melhorar o valor das parcelas do financiamento. Nestes casos, a BRZ também facilita o pagamento.
O imóvel participante do programa Minha Casa Minha Vida pode ser financiado em até 360 meses.
Sim, mas o percentual do financiamento varia de acordo com as faixas de crédito do programa. Confira regras.
O Minha Casa Minha Vida é parceiro do Fundo Garantidor da Habitação (FG-Hab), que cobre parcialmente o valor das parcelas em casos de perda de capacidade de pagamento por diversos motivos.
Como se já não bastassem tantas condições incríveis, a Caixa ainda divulgou novas condições no financiamento habitacional! Confira:
Atualmente, no contexto de pandemia, a Caixa oferece a carência de seis meses para novos contratos imobiliários de pessoas físicas. Isso significa que quem comprar um imóvel agora poderá começar a pagar só daqui a 180 dias.
Se você se interessou por esse tipo de crédito habitacional, conte com a BRZ para te ajudar a entender melhor o processo de financiamento.
Também estamos disponíveis para realizar uma simulação on-line e sem compromisso, pelo Whatsapp, Central de Relacionamento (0800 027 9999) ou chat online.
Leia também: Quanto preciso ter de entrada para financiar um apartamento.